Carnaval de Salvador: Folia Baiana Arrebatadora

Avalie este artigo

O Carnaval do Brasil é considerado o melhor do mundo. Em alguns momentos até esquece-se que esta é uma festa que acontece no planeta inteiro, pois aqui ela ganha uma força e alegria especial. E, entre as cidades que atraem mais foliões durante os dias da Festa de Momo, Salvador ocupa as primeiras posições.

Em 2015, o axé (ritmo tradicional baiano) completou 30 anos e o Carnaval de Salvador teve um gostinho especial. O então prefeito em exercício, ACM Neto – o “Netinho” como os soteropolitanos carinhosamente o apelidaram – determinou que a festa começaria uma semana antes da data oficial. Já para 2016, ele decretou feriado por 13 dias! Surpreendente e maravilhoso!

Se você está se preparando para curtir o Carnaval em Salvador nos próximos anos, precisa de algumas dicas. Como toda festa desse porte, é preciso ter alguns cuidados com o planejamento. Não é necessário muito dinheiro para cair na folia da capital da Bahia, mas é indispensável organizar com antecedência. Confira dicas.

Camarote Expresso 222, no Carnaval de Salvador, Bahia. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Camarote Expresso 222, no Carnaval de Salvador, Bahia.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Datas da festa

Como já foi dito acima, o Carnaval de Salvador começa antes da data padrão. Oficialmente, os blocos partem para desfilar na quinta-feira e o último sai na quarta-feira de cinzas. Então se não quiser perder um dia de festa, é bom ver aquela folga no trabalho, conversar com o chefe, tirar férias guardadas, entre outras estratégias.

Para aqueles que não têm como acompanhar o Carnaval desde o primeiro dia, não há problemas. Em todos os dias é possível encontrar ótimas atrações e grandes blocos desfilando.

Blocos, Camarotes e Pipoca

Este é um assunto que sempre causa desencontro de informações, principalmente se você for brincar o Carnaval pela primeira vez em Salvador. Vai comprar abadá no cartão de crédito? Então compra antes. Não dispensa sair em um bloco ou ficar em um camarote? Então compra abadá. Do contrário, existem maneiras fáceis de economizar durante a festa.

Um exemplo bem simples:

O cantor Saulo Fernandes puxa 5 dias de bloco no Carnaval de Salvador, sendo que 2 deles é para a pipoca. Ou seja, a não ser que você seja uma fã dele e queira de fato sair com um abadá do cantor, dá para curtir dois dias de festa de graça! O melhor é que mesmo sendo um bloco sem corda, a equipe das pipocas distribuem camisetas promocionais.

Da mesma maneira, artistas como Timbalada, Daniela Mercury, Bell Marques, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Psirico, Banda EVA, Margareth Menezes e muitos outros puxam blocos pelo menos um dia sem corda. Se o seu intuito é pular muito e gastar pouco, aproveite estes dias de folia.

Ivete Sangalo no Carnaval de Salvador, na Bahia. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Ivete Sangalo no Carnaval de Salvador, na Bahia.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Outra maneira, e também a mais popular de baratear os gastos com abadá, é na “Feirinha dos abadás”. Nos circuitos você encontra muitos cambistas vendendo as camisetas dos blocos, mas a feirinha que tem próximo ao shopping Barra é mais confiável e a pechincha é maior.

Não tenha medo de pedir descontos na Feirinha. Com uma boa conversa dá para conseguir abadás por menos da metade do preço. Se estiver com uma turma, vá com todos e o desconto é ainda maior.

Circuitos Oficiais

O Carnaval em Salvador conta com quatro circuitos oficiais: Circuito Barra Ondina / Dodô, Circuito Campo Grande / Osmar, Circuito Batatinha (Centro/ Pelourinho/ Contrafluxo) e Afródromo. Cada um deles vai apresentar um tipo de festa diferente. Dá para circular entre todos tranquilamente, pois são bem próximos. O que você vai encontrar é que muda um pouco. Veja.

Circuito Barra – Ondina ou Circuito Dodô

Ele foi criado em 1992 com a intenção de descongestionar um pouco a festa que só acontecia no centro da cidade de Salvador, em Campo Grande. O desfile dos trios começa no Porto da Barra e vai até o bairro de Ondina, levando cerca de 4 horas para ser concluído.

O Circuito Barra – Ondina ficou popularmente conhecido como o “Circuito dos Turistas”, já que o carnaval daqui é feito mais pensando na divulgação e comercialização da festa. Os blocos saem geralmente no por do sol e vão até o amanhecer.

Circuito Barra-Ondina no Carnaval de Salvador, na Bahia. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Circuito Barra-Ondina no Carnaval de Salvador, na Bahia.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Os principais dias desse circuito são quinta, sexta e sábado. Nestes, os blocos “oficiais” saem com seus foliões. Já no domingo, na segunda e na terça, desfilam por aqui blocos menores e, em sua maioria, para a pipoca. Na manhã de quarta-feira de cinzas acontece o arrastão neste circuito, que são alguns blocos puxados para a maioria da população.

Neste ano, a segunda edição do “Furdunço”, considerado o pré-carnaval de Salvador, aconteceu também no circuito Barra Ondina.

Circuito Campo Grande ou Circuito Osmar

Este é considerado o verdadeiro circuito do Carnaval de Salvador, pois foi onde os primeiros blocos desfilaram. A festa que acontece na cidade desde 1950, sai da Praça do Campo Grande e termina na Praça Castro Alves. Até 2013, o percurso começava na Praça citada, descia a Avenida 7 de setembro, subia a Avenida Carlos Gomes e encerrava na mesma Praça que começou. O trajeto foi reduzido pela metade com a intenção de valorizar mais o Carnaval do Pelourinho. Em 2016, alguns blocos tradicionais, como é o caso do “As Muquiradas”, voltaram a subir a Avenida Carlos Gomes.

Trio-elétrico do Asa no Carnaval de Salvador, na Bahia. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Trio-elétrico do Asa no Carnaval de Salvador, na Bahia.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Esse carnaval é dividido em duas etapas. Na primeira – que acontece de quinta a sábado – os blocos afro e de samba desfilam durante a noite. Na segunda etapa – de domingo à terça-feira – os blocos oficiais, que antes desfilavam na Barra, saem por aqui. O circuito nestes últimos dias também passa a acontecer de dia, saindo o primeiro bloco às 10 da manhã.

Circuito Pelourinho

O tradicional e histórico bairro do Pelourinho se transforma nos dias de Carnaval. As praças ganham palcos especiais onde atrações locais se apresentam para o público, totalmente de graça. Também há o desfile de blocos de fanfarra, puxando adultos e crianças que gostam de um Carnaval no estilo mais antigo.

O histórico bairro do Pelourinho, onde ocorre um dos circuitos do Carnaval de Salvador, na Bahia. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O histórico bairro do Pelourinho, onde ocorre um dos circuitos do Carnaval de Salvador, na Bahia.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

É muito gostoso passar um tempo neste lugar. Se você viaja com crianças, vale a pena aproveitar as matinés que acontecem todos os dias. Pessoas vão fantasiadas e muita festa acontece pelas ladeiras do “Pelô”.

Afródromo

Desde 2013, o Carnaval de Salvador ganhou mais um circuito e mais festa pelas ruas da cidade. O Afródromo é uma idealização do cantor Carlinhos Brown, junto com os produtores culturais, líderes de associações afro-culturais da cidade.

Filhos de Gandhy, no Carnaval de Salvador, na Bahia. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Filhos de Gandhy, no Carnaval de Salvador, na Bahia.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O circuito tem apenas 2,5 quilômetros, que começa no Moinho de Salvador e percorre toda a Avenida da França, no bairro do Comércio. Ilê Aiyê, Filhos de Gandhy, Cortejo Afro, Malê Debalê e Muzenza são alguns dos blocos que abrilhantam o Afródromo.

Pronto! Agora é só escolher qual circuito deseja aproveitar o carnaval de Salvador ou dividir seus dias entre as programações de todos!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 14 de fevereiro de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.