CALDAS NOVAS E RIO QUENTE COM CRIANÇAS: o que saber e o que fazer

Publicidade

Translator / Tradutor

O passeio perfeito para a família nas férias pode não estar no litoral do Brasil. E na verdade pode ficar bem no meio do país, mais próximo até da capital Brasília. Você já deve ter ouvido falar em Caldas Novas, e talvez também na vizinha Rio Quente, e agora vai descobrir porque a região é perfeita para viajar com as crianças.

Caldas Novas é a mais famosa, cidade com 85 mil habitantes no sul do estado de Goiás. Mas de onde vem essa fama toda? Ela é conhecida como a maior estância hidrotermal do mundo, e as águas que saem do chão por lá podem variar entre 40º e 70º graus de temperatura. Por isso mesmo, as piscinas quentes dos hotéis, resorts e clubes atraem o incrível número de 3 milhões de turistas por ano – cerca de 500 mil apenas na alta temporada.

Essa quantidade toda de gente é formada, principalmente, por famílias com filhos pequenos ou adolescentes e pessoas da terceira idade em busca de relaxamento e dos efeitos terapêuticos das piscinas termais. Já Rio Quente também faz parte da mesma região hidrotermal, e já foi até distrito de Caldas Novas. Assim como a vizinha-gêmea, tem no turismo a maior fonte de renda por conta desse agradável e conveniente atrativo geográfico que possui.

Com parques aquáticos de águas quentes, piscinas naturais termais e hotéis ou resorts muito confortáveis, já deu para perceber porque a região tem tudo para ser uma bela viagem em família com a criançada, não é? Então fique por dentro das principais dicas para se organizar e conhecer Caldas Novas e Rio Quente.

Como chegar em Caldas Novas e Rio Quente

Caldas Novas possui um aeroporto próprio, mas não recebe tantos voos – atuam lá operadoras como a Gol, a Latam e a Azul. Então pode ser melhor chegar via Goiânia ou Brasília. Ambas possuem aeroportos internacionais que atendem muito mais cidades do país inteiro, e com um leque maior de horários.

Para quem descer na capital de Goiás, o Aeroporto Internacional Santa Genoveva fica a aproximadamente 180 km de Caldas Novas. São duas horas de estrada através das rodovias BR 352 e GO 139. Já no Distrito Federal, o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek está a pouco mais de 300 km de distância, levando menos de quatro horas de carro pela BR 060 até Goiânia e depois seguindo o mesmo caminho acima.

Ambas as cidades ainda possuem muitas opções de ônibus que levam até Caldas Novas. Já para ir de lá até a vizinha Rio Quente, é bem fácil: o terminal rodoviário tem seis horários de saída por dia. Ou ainda é possível negociar com taxistas locais, já que fica a apenas 30 km de distância.

Quando ir

A região costuma receber grande quantidade de turistas o ano inteiro. Vale lembrar, no entanto, que o verão é a estação chuvosa – o que pode atrapalhar um pouco os planos, mas não muito. A alta temporada e os feriados prolongados costumam lotar as cidades, então é bom reservar hospedagem com antecedência para não ficar na mão.

Como a grande atração local é justamente a variedade de piscinas termais, visitar a região no inverno pode até ser a melhor opção. Ainda existem algumas festas locais, como a Verão Fest em janeiro, a Caldas Fest Folia em abril e a Caldas Country em novembro.

Você está conferindo dicas para curtir CALDAS NOVAS E RIO QUENTE COM CRIANÇAS: o que saber e o que fazer. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide a família toda!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O que fazer em Caldas Novas e Rio Quente com as crianças

Como já dito, os maiores atrativos de Caldas Novas são mesmo as águas termais quentinhas para a alegria da criançada. Por essas e outras, muita gente que visita a cidade acaba ficando muito tempo dentro do próprio hotel ou resort onde se hospedou, aproveitando o conforto do bom serviço e, claro, de suas piscinas quentes – sim, até mesmo nelas a temperatura é assim.

Reserve aqui seu hotel em Caldas Novas ou Rio Quente!

Alguns dos hotéis mais bem recomendados de Caldas são os dos grupos Privé e Di Roma – ambos possuem algumas opções por lá, basta acessar os respectivos sites. Outras alternativas são o Best Western Suites Le Jardin e a Pousada do Ipê, também famosos na cidade. Já Rio Quente é completamente dominada pelo badaladíssimo Rio Quente Resorts, que oferece tudo que precisam para a estadia e a diversão.

Na hora de sair do conforto dos hotéis, as grandes atrações da região são os parques aquáticos. Abastecidos por nascentes termais e cheios de piscinas de todos os tipos (com muitos e muitos toboáguas para os pequenos brincarem), eles dominam a cidade e oferecem dias inteiros de muita diversão para todos.

O Hot Park pode ser considerado o principal de todos. Localizado em Rio Quente, ele é abastecido todo por águas naturais, e não artificiais, contando com corredeiras e toboáguas – toda uma ambientação mais radical para quem tem filhos que gostam dessas aventuras. Além disso, ainda possui piscinas de ondas com uma praia artificial com direito a coqueiros e areia.

No mesmo complexo fica o Parque das Fontes, que apesar de fazer parte do mesmo grupo apresenta outra pegada: muito mais tranquilidade e relaxamento. Nele, 18 fontes de águas termais alimentam piscinas de águas quentes, decoradas com pedras e com ambientação rústica. Os bares ficam colados e nem é preciso se deslocar para pedir um drink. É o local perfeito para encontrar paz e apenas descansar nas férias.

O complexo, que fica dentro do Rio Quente Resorts, ainda oferece mais atrações diversas para toda a família: passeios de caiaque e cavalo, pedalinhos, trilhas, hidromassagem, mergulho com cilindro, arvorismo e muitos esportes aquáticos. Até mesmo um aviário, o Bird Park, faz parte dos parques.

O Di Roma Acqua Park é outro dos parques aquáticos conhecidos por lá. Localizado em Caldas Novas, atende visitantes de todas as idades e conta com uma variedade grande de piscinas quentes. Entre tobogãs e piscinas com ondas, a ambientação ainda possui um navio pirata e um vulcão para a criançada fazer a festa. No mesmo clima há o Lagoa Termas Parque, de águas ainda mais quentes, que chegam a borbulhar. Este, porém, é mais antigo e menor que os outros. E o Water Park, da rede Privé, é mais tranquilo e conta com espaço infantil.

Para quem deseja sair um pouco dos hotéis, resorts e parques aquáticos, fique tranquilo: existe muita natureza ao redor de Caldas Novas e Rio Quente. No Parque Estadual da Serra de Caldas, é possível fazer trilhas que levam a cachoeiras e mirantes. O local foi criado justamente para proteger as nascentes e fontes de águas termais da região.

Confira aqui o GUIA COMPLETO de Caldas Novas e Rio Quente!

O Parque da Lagoa Quente de Pirapitinga é cheio de nascentes naturais e apresenta o Poço do Ovo, com águas de até 57 graus – onde muita gente costuma cozinhar ovos com a alta temperatura. Já o Lago de Corumbá abastece a usina hidrelétrica de mesmo nome e é cenário belíssimo para passeios de escuna, lancha, jet ski e para a prática de pesca esportiva. Ao seu redor ficam cachoeiras e bares, além do Náutico Praia Clube com suas piscinas quentes, toboáguas e outras atrações encontradas nos parques aquáticos já citados.

Voltando para a cidade, Caldas Novas ainda possui seus próprios pontos-turísticos urbanos que merecem a visita de quem passa por lá com os filhos. O principal para a criançada é o Trenzinho, que circula pelas ruas locais e serve como uma espécie de tour – parando até em lojinhas para comprar lembranças.

O Casarão dos Gonzaga era uma antiga fazendo da família do primeiro prefeito de Caldas. Nele, ainda estão preservados objetos do começo do Século XX e funciona um centro de artesanato. Bem no centro da cidade fica o Monumento das Águas, escultura de pedras feita para homenagear o município – é praticamente impossível ir lá e não tirar uma foto. E o Jardim Japonês é um ponto de puro contato com a natureza no meio do centrinho, com lagos cheios de peixinhos e pontes no estilo nipônico – os pequenos vão adorar o passeio.

Para encerrar a viagem com as compras de sempre, levando para casa muitas lembrancinhas, Caldas Novas também possui suas opções. O shopping artesanal Serra Verde é um centro comercial bastante famoso na cidade e que vende de tudo. Já a Feira do Luar fica sempre movimentada, sendo também boa alternativa para experimentar quitutes da culinária local nas barraquinhas. O mesmo pode ser feito na Praça Mestre Orlando, bem no centrinho, cheia de artesãos e vendedores ambulantes.

***
Com tantas opções de parques aquáticos, passeios de todos os tipos e muita natureza, Caldas Novas e Rio Quente já oferecem muito lazer para as crianças. Com a vantagem das exóticas águas termais, quentinhas para eles, e muitos brinquedos em todos os hotéis e resorts, não há porque pensar duas vezes antes de escolher esse destino nas férias. E com diversão garantida para pais e filhos.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  18 de dezembro de 2017

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Deixe o seu comentário

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site