BÚZIOS COM CRIANÇAS: o que saber antes de ir e o que fazer

Avalie este artigo

Nada melhor do que aproveitar as férias para levar os filhos para a praia, não é? Deixar a criançada correndo e brincando na areia, se divertindo com o oceano, comendo alguns quitutes de frutos do mar… tudo enquanto os pais também curtem a folga com muita sombra e água fresca para recarregar as baterias antes de voltar ao cotidiano. O Brasil com seu imenso litoral oferece inúmera opções e viajar para Búzios com crianças pode ser uma das melhores.

Búzios fica bem perto do Rio de Janeiro e é um dos destinos favoritos dos cariocas no verão e também em finais de semana ou feriados prolongados. Tudo por sua combinação de belas praias com boa gastronomia e vida noturna agitada.

Reserve seu Hotel em Búzios

Praia Ferradurinha, em Búzios, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Reunindo turistas de todo o Brasil – além de muitos estrangeiros, principalmente argentinos – a cidade de Búzios já se tornou um balneário de veraneio para muita gente. Apesar da alta temporada ser sempre mais cheia, ainda assim vale a pena conhecer a Região dos Lagos nas férias, com a possibilidade de levar a criançada a diversas praias lindas e alguns passeios incríveis que eles nunca vão esquecer.

Então arrume as malas e confira nossas dicas para curtir o máximo de Búzios com crianças.

Como chegar em Búzios

A forma mais prática de chegar em Búzios é através dos aeroportos do Rio de Janeiro. Tanto o Galeão (internacional) como o Santos Dumont (doméstico) estão bem posicionados para sair da Cidade Maravilhosa até a Região dos Lagos. O trajeto de 180 km costuma durar pouco menos de três horas de carro – através da BR 101 e da Via Lagos.

Reserve seu hotel ou pousada em Búzios aqui!

E é possível alugar o veículo mais adequado para acomodar a família inteira nos dois aeroportos. Para quem não quer dirigir, o Galeão possui um ônibus da Viação 1001 que vai direto até Búzios – o Santos Dumont não tem essa opção, sendo necessário ir até a Rodoviária Novo Rio, que fica a cerca de 20 minutos de distância. Outra alternativa é contratar transfers saindo dos aeroportos até lá.

Quando ir

Búzios recebe turistas o ano todo, graças ao clima quase sempre quente na cidade. Mas, como já dito, a alta temporada costuma deixar a cidade lotada. Entre dezembro e fevereiro tudo fica mais caro e mais cheio, não há como escapar. Os cariocas também enchem a região em finais de semana e feriados com sol por conta da proximidade.

EXPLORE TODAS AS BELEZAS DE BÚZIOS

Quem vai encarar a viagem durante o verão precisa se preparar. Reserve a hospedagem com antecedência, procure nos passeios se existe a possibilidade de reservar também e mesmo restaurantes de mais renome que estejam no seu roteiro. Para quem gosta daquele clima de férias em cidades cheias e animadas, viajar durante a alta temporada não será problema. Caso contrário favoreça outros períodos do ano.

O que fazer em Búzios com crianças

Como todo destino litorâneo famoso, o grande atrativo de Búzios são suas praias. E pode ter certeza que as crianças vão adorar todas elas, desde as mais badaladas e procuradas perto do centro até aquelas escondidas e quase selvagens afastadas da cidade. Uma das mais indicadas para levar os filhos, e perto do centro, é a Praia da Tartaruga. Ela fica a menos de 3 km da Rua das Pedras, principal região de lá, e conta com mar tranquilo e quentinho, muitas conchas na areia e não tão cheia. Existe boa estrutura de restaurantes e é ótima para mergulhar com snorkel e observar os peixinhos – além de praticar outros esportes como stand up paddle e caiaque. Ah, e o pôr de sol é imperdível.

Também a 3 km do centro, mas para o norte, vem a mais famosa Praia de João Fernandes. Com faixa de areia longa, mas curta, e águas calmas, é uma das mais procuradas na cidade. O mar cristalino também é propício para curtir a vida marinha com os pequenos, que tem tudo para aproveitar a chance de ver peixinhos coloridos. Sua “irmã” João Fernandinho fica logo ao lado. Por ser mais cheia, é bom chegar cedo na alta temporada.

Você está conferindo dicas para curtir BÚZIOS COM AS CRIANÇAS: o que saber antes de ir e o que fazer. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide toda família!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Também renomada, a Praia da Ferradura é outra das mais disputadas em Búzios. Mas para quem viaja com crianças é excelente por conta da faixa de areia larga, com muito espaço para correr, brincar com bola ou o que quiserem. Por ser voltada para a costa sul, o mar já tem temperatura gelada, ao contrário das praias do norte da cidade. A estrutura é ótima e tem também aluguel de pedalinhos para maior diversão na água.

Praia da Tartaruga, em Búzios, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia de João Fernandes, em Búzios, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia de João Fernandinho, em Búzios, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia da Ferradura, em Búzios, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A Praia de Geribá é mais uma do grupo de praias muito procuradas na cidade. Também no sul, o mar é gelado, mas raso e calminho, o que é sempre bom para quem está com os filhos. O canto esquerdo costuma ser mais tranquilo e indicado para famílias, com muita areia para deixar a criançada brincar e correr a vontade.

Um pouco mais escondidas, a Praia do Forno, a Praia Azeda e Azedinha fecham o grupo das melhores de Búzios para quem viaja com crianças. Menos frequentadas, o mar é calminho e ideal para mergulhar com snorkel – e a Praia do Forno tem uma gruta no canto direito interessante para visitar. Na alta temporada, são o local perfeito para fugir do tumulto do resto da cidade.

Praia de Geribá, em Búzios, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia do Forno, em Búzios, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia Azeda, em Búzios, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia Azedinha, em Búzios, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Não deixe também de conhecer o maior número de praias que puder, já que Búzios conta com mais de 20 opções sempre agradáveis – apesar de ter um litoral curto, de apenas 8 km no total. Se possível, vá até outras como Brava, Foca, Olho de Boi, Canto, Amores, Manguinhos, dos Ossos, Rasa, Tucuns, Caravelas e José Gonçalves. E com certeza você passará na Praia da Armação, uma das centrais com vários bares e restaurantes.

Depois que sair do mar da Armação, conhecer o resto da cidade é indispensável. E não há maneira melhor do que percorrendo a badalada Rua das Pedras, que é o centro de Búzios e onde tudo acontece. Com muitas lojinhas, bares e restaurantes, é perfeita para apenas bater perna e escolher um lugar para comer, beber e relaxar com os pequenos. Aproveite também para fazer compras e observar a vida no centrinho. É nela também que ficam concentrados muitos dos hotéis e pousadas da cidade.

Interligada à Rua das Pedras está a Orla Bardot. Deliciosa para caminhar na beira do mar, recebeu esse nome como homenagem à atriz francesa Brigitte Bardot, que se encantou com a cidade na década de 60 e a deixou famosa mundialmente. Há uma estátua dela lá, assim como do ex-presidente Juscelino Kubistchek – e outra praticamente dentro do mar que homenageia os pescadores locais. A ambientação é mais bucólica, com um certo clima de escapada da correria da cidade mesmo estando no coração de Búzios. Durante a caminhada, é possível ver diversos barquinhos no mar e casarões coloniais. Vá sem pressa e curta cada minuto.

Barcos e ao fundo o monumento aos pescadores, na Praia da Armação, em Búzios, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Estátua de Brigitte Bardot, na Orla Bardot, Praia da Armação, em Búzios, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Um pouco mais distante, o Porto da Barra merece a visita também. Com um complexo de entretenimento cheio de lojas de todos os tipos, ainda oferece o melhor da gastronomia de Búzios. É uma ótima alternativa para fazer as compras e levar lembrancinhas com a criançada para casa. Além disso, é um belo lugar para apreciar o pôr do sol lindo com os comes e bebes dos restaurantes e barzinhos de lá.

Clique aqui e confira imagens em 360 graus das praias de Búzios!

De volta ao mar, que tal fazer um passeio de escuna para ver Búzios de outro ângulo? É uma ótima oportunidade para conhecer praias mais distantes do centro e até mesmo algumas ilhas próximas. Em geral os passeios duram até três horas, com paradas para mergulho. É garantia de diversão para crianças e adultos. Ah, e crianças de até 6 anos não pagam entrada. Para quem deseja mais flexibilidade, pode ser melhor contratar lanchas que param nas praias desejadas pelo tempo que o turista quiser.

Reserve seu Hotel em Búzios

Passeio de barco, em Búzios, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Outro passeio muito procurado por lá é o de trolley. Nada mais é do que aquela espécie de ônibus aberto que faz um tour pela cidade, com paradas em mirantes e praias. Boa opção para conhecer a cidade de maneira mais ampla e depois escolher onde gostaria de voltar com calma. Em geral, os pequenos ficam maravilhados por andar no veículo e percorrer diversas locações bonitas com ele. Assim como na escuna, as crianças menores estão livres da cobrança de ingresso.

Com tantas alternativas de lazer para a criançada, Búzios também apresenta muito o que fazer para os pais. Belas praias com boa estrutura de quiosques, restaurantes famosos e muito conforto para curtir as férias com tranquilidade.

E o melhor é que a cidade também oferece inúmeras opções de hospedagem atrativas para a criançada. Hotéis, resorts e pousadas com piscina, parquinhos e espaço kids não faltam por lá. Na alta temporada tem programação especial e pacotes, informe-se antes e usufrua de muito mais!

***
Agora é só selecionar uma época e um hotel favorito e viajar sem preocupações para as férias no litoral do Rio de Janeiro e curtir Búzios com a família toda!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 09 de janeiro de 2018


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.