BOMBINHAS COM CRIANÇAS: o que saber antes de ir e o que fazer

Avalie este artigo

Quando o assunto é as férias de verão, a tendência é que a maioria das pessoas pense logo no Nordeste como primeira escolha. Natural por conta da grande variedade de praias paradisíacos da região, para todos os gostos e bolsos. Mas o litoral de Santa Catarina também apresenta opções muito interessantes para a viagem em família.

E a costa do estado é muito mais do que apenas Florianópolis e Balneário Camboriú – que são sempre as mais lembradas pelos turistas. Mais ou menos a meio caminho entre uma e outra fica a cidade de Bombinhas, que dentre os catarinenses possui grande popularidade por suas lindas praias e natureza incrível.

Reserve seu Hotel em Bombinhas

Praia de Bombinhas, em Bombinhas, SC.
Foto: Ricardo Junior.

Por isso, definitivamente vale a pena visitá-la, mesmo que seja um pulinho ao longo da viagem pelo litoral catarinense. Bombinhas possui 39 praias, com características diferentes a depender do lado para que está virada – existe por lá costa Norte, Leste e Sul, já que fica em uma península. Vale lembrar que de alguns anos para cá a Prefeitura passou a cobrar uma taxa de preservação para garantir que a demanda turística não prejudique o meio ambiente da cidade.

Então não perca mais tempo: planeje já sua viagem a uma das cidades mais incríveis do litoral catarinense, cercada de muita natureza intocada e praias que vão deixar a família toda com gostinho de quero mais.

Como chegar em Bombinhas

Bombinhas fica a aproximadamente 70 km de Floripa, em pouco mais de uma hora de estrada através da BR 101. Mas pode não ser a melhor opção, já que não há ônibus diretos no trajeto da capital até lá, sendo necessário ir até Balneário Camboriú e lá pegar outro até o destino final.

Por isso, o melhor é tentar pegar um voo até Navegantes, que possui o aeroporto mais próximo. São apenas 60 km até Bombinhas, ou uma hora de carro também pela BR 101 – ou também ir até Balneário (30 km) para pegar um ônibus.

Para quem está com filhos, no entanto, o ideal é alugar um carro ou contratar um transfer – saem mais baratos do que táxis ou uber até lá. Os ônibus são pouco confortáveis e sem estrutura adequada para quem viaja com malas (e também com crianças pequenas).

Quando ir

Como balneário litorâneo que é, Bombinhas existe em seu melhor durante o verão. No inverno é comum encontrar muita coisa fechada pela falta de turistas, já que pode fazer bastante frio em Santa Catarina. Mas, ainda assim, é melhor evitar o auge da alta temporada quando possível.

Em janeiro, por conta de férias escolares, a cidade fica lotada – e o trânsito, caótico. Como península, não há muitas opções de ruas para escapar dos engarrafamentos, então todos ficam presos nos mesmos lugares, principalmente no fim de tarde, quando a maioria das pessoas está saindo da praia.

Bombinhas fica cheia de dezembro a abril, então quando possível é melhor escolher os meses periféricos para a viagem – novembro ou dezembro, março ou abril. Fevereiro em último caso, e janeiro deve ser evitado pelos problemas acima citados.

O que fazer em Bombinhas com crianças

Praias, praias e mais praias. Quem viaja com a família para Bombinhas não espera nada diferente de muito sol, sombra e água fresca. Afinal, o destino é famoso justamente por isso. E não faltam opções por lá para agradar a todos, desde as mais badaladas até aquelas em que a natureza preservada é o grande destaque.

Bombas é a primeira praia para quem chega do norte, através da vizinha Porto Belo. A faixa de areia é pequena, com muitos hoteis, pousadas e casas de veraneio ali coladas. O mar cristalino ainda é bem calminho, tornando o local perfeito para as crianças. Na sequência dela, na mesma extensão, está a praia de Bombinhas. É a principal da cidade e mais cheia de todas, por ficar bem no centro. As águas são tranquilas existem muitos quiosques. Pode ser a ideal para a família pela estrutura próxima e facilidade de acesso a outros lugares.

Você está conferindo BOMBINHAS COM CRIANÇAS: o que saber antes de ir e o que fazer. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide toda família!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Seguindo por ali rumo à direita, chega-se em Lagoinha. De mar transparente e sem ondas, a visibilidade é ótima para observar muitos peixinhos coloridos. É bem pequena e sem estrutura, então vale apenas como passeio rápido para curtir um pouco e deixar a criançada se esbaldar em uma das praias mais belas de Santa Catarina.

Praia de Bombas, em Bombinhas, SC.
Foto: Ricardo Junior.

Menina na Praia de Bombinhas, em Bombinhas, SC.
Foto: Ricardo Junior.

Praia de Lagoinha, em Bombinhas, SC.
Foto: Ricardo Junior.

Snorkel na Praia de Lagoinha, em Bombinhas, SC.
Foto: Ricardo Junior.

Logo na sequência está a praia da Sepultura, também considerada entre as mais bonitas do estado. Sem ondas, costuma receber muitas famílias com crianças pequenas pela tranquilidade do mar e pelas águas cristalinas. É preciso percorrer uma pequena trilha para o acesso.

Não muito longe fica a praia de Quatro Ilhas. O nome se dá por conta dos ilhotes desabitados que ficam bem em frente a sua faixa de areia – um deles se chama Arvoredo e é considerado um dos points de mergulho mais bonitos do Brasil. Ela fica também bastante cheia no verão e tem um cantinho bom para surfistas.

Mariscal pode ser considerada uma das praias mais famosas de Bombinhas. A água possui tom esverdeado e é cercado por muita natureza. Como é praia de mar aberto, as ondas são mais fortes e o local é point de surfe. Ainda assim, dá para as crianças brincarem na beirinha. E o conforto oferecido pelos restaurantes que servem pratos e bebidas diretamente na areia ajuda a valer a pena a visita.

Confira BOMBINHAS em IMAGENS 360 GRAUS

E bem pertinho fica a praia de Canto Grande, outra das mais badaladas quando o assunto é férias e verão. Assim como Mariscal, que fica no mesmo estreito, mas do outro lado, ela possui faixa de areia enorme – mais de 2 km no total. O por de sol é considerado imperdível, pois a praia fica voltada para a baía, e não para o mar aberto, ao contrário das outras.

Seguindo para oeste, também na baía, fica a praia de Zimbros. Sempre com mar calmo, é frequentada por pescadores e oferece bons restaurantes. É um belo destino para apenas relaxar e descansar, podendo deixar as crianças brincando na água sem problemas.

Praia da Sepultura, em Bombinhas, SC.
Foto: Ricardo Junior.

Praia Quatro Ilhas, em Bombinhas, SC.
Foto: Ricardo Junior.

Crianças brincando na Praia da Mariscal, em Bombinhas, SC.
Foto: Ricardo Junior.

Praia Canto Grande, em Bombinhas, SC.
Foto: Ricardo Junior.

Praia de Zimbros, em Bombinhas, SC.
Foto: Ricardo Junior.

Reserve seu Hotel em Bombinhas

Além destas, existem muitas outras praias em Bombinhas. Não deixe de conhecer todas que puder com a família. Entre elas estão Ribeiro, Embrulho, Prainha, Retiro dos Padres (também conhecida como Ingleses), Conceição, Tainha, Morrinhos, Cação, Galheta, Atalaia, Miséria, Cachalote, Macuco e Aguada.Saindo um pouco da areia, o Morro do Macaco é um belo passeio para levar os pequenos e se divertir em família. Ele fica bem perto de Canto Grande e a trilha dura apenas 20 minutos. Não é muito íngreme e oferece um mirante com vista panorâmica para as belezas da região. Com sorte, em dias claros é possível ver até mesmo Florianópolis.A Reserva Biológica do Arvoredo fica na ilha de mesmo nome que falamos antes. O mergulho é o carro-chefe do total, com agências de turismo locais oferecendo o passeio até lá – e mesmo para iniciantes, que podem fazer o treinamento para mergulhar com cilindro. E acima do nível do mar, a ilha é encantadora com sua flora e fauna. Quem gosta de natureza não pode deixar de levar as crianças até lá. A família inteira vai se encantar com a rica vida marinha e a paisagem do Arvoredo.

Curta também o Beto Carrero World, pertinho de Bombinhas

Bombinhas ainda possui um Aquário Marinho municipal que pode ser outra ideia de passeio com os filhos. O CEMAR (Centro de Estudos do Mar) conta com 3 mil invertebrados aquáticos e ainda funciona como museu. Outra atração do tipo na cidade é o Museu Naval Casa do Homem do Mar, que tenta mostrar a relação da humanidade com o oceano desde tempos pré-históricos e é considerado um dos mais importantes do mundo no assunto. Para fechar o tour cultural, uma visita ao Museu Comunitário Engenho do Sertão: ele conta a vida das comunidades locais e da influência da ilha portuguesa de Açores, de onde vieram os colonizadores da região.

Para acomodar a família com conforto para todos e diversão para a criançada, Bombinhas possui muitas alternativas de pousadas e hotéis que oferecem pacotes kids. Alguns deles podem mesmo incluir passeios ao Beto Carrero World, maior parque temático da América Latina, localizado na cidade de Penha – que fica a apenas 70 km de lá.

***
Com tanta natureza preservada, praias lindas, piscinas naturais, hoteis aconchegantes e opções culturais, Bombinhas é o destino perfeito para curtir com as crianças. Os catarinenses já colocaram a cidade entre as favoritas! Só falta você por lá!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 19 de dezembro de 2017


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.