BLUMENAU: a tradição das cervejas o ano todo!

Avalie este artigo

Blumenau é nacional e internacionalmente conhecida pela Oktoberfest, a maior festa alemã das Américas, tradicionalmente realizada em outubro. Mas, a cidade encravada no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, com mais de 300 mil habitantes, é movimentada o ano inteiro pela bebida preferida dos moradores (e podemos dizer dos brasileiros): a cerveja!

A 140 km de Florianópolis, Blumenau lembra um pedacinho da Alemanha, pela arquitetura enxaimel e as tradições daquele país cultivadas pelos imigrantes. A culinária é lembrada pelo prato típico, o marreco recheado, servido com a tradicional cerveja artesanal local, a Eisenbahn, produzida no município.

E são as cervejas que atraem uma multidão de admiradores (e consumidores) à cidade em março, com o Festival Brasileiro da Cerveja, realizado anualmente.

As cervejas! Motivo de festa o ano inteiro em Blumenau, Santa Catarina. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

As cervejas! Motivo de festa o ano inteiro em Blumenau, Santa Catarina.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O Festival Brasileiro da Cerveja é o maior encontro cervejeiro do país e une as cervejarias, cervejeiros e consumidores em uma festa pra lá de animada! É a abertura, em grande estilo, do calendário anual de eventos cervejeiros nacionais.

Com crescimento surpreendente a cada ano, o Festival dispõe de uma ampla programação artística e cultural, além de palestras e workshops, excelente gastronomia e, claro, cervejas! São mais de 600 rótulos de diversas marcas, sabores, aromas e harmonizações, esperando para serem degustados.

O Festival é realizado no Parque Vila Germânica, mesmo local da Oktorberfest, com amplo espaço, bem organizado e destinado a exposições.

Paralelamente ao Festival Brasileiro da Cerveja ocorre o Concurso Brasileiro de Cerveja, a maior competição do ramo no país.

O Concurso reúne mais de 400 rótulos de diversas cervejas de todo Brasil com um único propósito: eleger as melhores cervejas, estilos e cervejarias do ano. Difícil trabalho dos cervejeiros especialistas!

E, depois de passar a tontura, não deixe de passear pela bela Blumenau antes de colocar suas garrafas na mala.

Comece a caminhada pela Ponte da Estrada de Ferro, de 1929, hoje tombada como Patrimônio Histórico. Percorra toda a Rua XV de Novembro e observe as várias construções em estilo enxaimel, da típica arquitetura alemã. Os casarios abrigam órgãos governamentais, teatros, fundações culturais, comércio, além da Catedral de São Paulo Apóstolo e museus, com destaque para o Museu da Cerveja e o Museu da Família Colonial.

Se ainda tiver disposição, a Vila Itoupava, a 25 km do Centro, tem um lindo percurso de turismo rural, onde não faltam belos jardins e degustações de quitutes alemães, como cucas, tortas e geleias.

Com tanta festa, não há desculpas para não visitar Blumenau!

Para não esquecer, anota aí:
Festival Brasileiro da Cerveja – de 11 a 14 de março de 2015.
Oktoberfest – de 07 a 25 de outubro de 2015.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 04 de março de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.