ATIBAIA: um recanto rústico e aconchegante para curtir

Avalie este artigo

Descobrir novos destinos é sempre a grande busca de todo viajante, seja naquela escapadinha de final de semana, férias, mochilão ou viagem em família. Às vezes temos preciosidades próximas das grandes capitais e nem nos damos contas. É o caso de Atibaia. A menos de 100 quilômetros de São Paulo você encontrará essa pequena e charmosa cidade que estará sempre de braços abertos para lhe receber e terá ótimas opções de passeios.

Circulamos um pouco por Atibaia, descobrindo alguns pontos que você não pode deixar de conhecer. Veja as nossas dicas e programe-se para os passeios abaixo.

Festas Tradicionais

Durante o ano inteiro acontecem algumas festividades em Atibaia. Viajar nestes períodos é poder curtir uma cidade completamente diferente e ainda mais atrações. A Festa das Flores e do Morango é um exemplo dessas comemorações que dá para curtir bastante. Ela sempre acontece no mês de setembro há mais de 30 anos, movimentando a cultura e o comércio de Atibaia.

Barracas com uma diversidade incrível dessas frutas e receitas derivadas ficam em exposição no parque da cidade por três finais de semana seguidos. Tanto turistas como moradores de Atibaia podem aproveitar a atração.

Reserve seu Hotel em Atibaia

Outra festa que acontece é a Bon Odori, sempre no mês de junho. A cidade de Atibaia tem uma grande colônia de japoneses e, anualmente, eles se reúnem para esse festival. Danças típicas do Japão são apresentadas em um final de semana inteiro de festa.

Em junho, julho e dezembro também acontece a Congada. Essa festa é uma apresentação folclórica com danças populares. Os participantes geralmente se vestem de congo, uma espécie de terno colorido, por isso nome do evento.

Para terminar o ano, há o Ciclo Natalino, que acontece sempre entre a última semana de dezembro e a primeira de janeiro. São apresentações de dança e teatro. Há queima de fogos, quermesse, missas, procissões e muito mais.

Pontos turísticos de Atibaia

Dá para curtir muito Atibaia. Destacamos alguns pontos turísticos tradicionais da cidade.

Pedra Grande

Mesmo que você não seja aquele turista mais aventureiro, vale a pena conhecer a Pedra Grande. Ela é o cartão-postal de Atibaia e no alto dos seus 1.450 metros você terá uma das mais belas vistas da região. A trilha que te leva até o topo é considerada de nível médio e dá para fazer tranquilamente com ou sem guia. Para quem quiser explorar ainda mais, há espaços para escalada.

É daqui também de onde partem os voos de parapente e asa delta. As empresas que vendem esses passeios podem ser encontradas no centro da viagem e algumas oferecem guias até o local.

Teleférico de Atibaia

Passear de teleférico também é um dos atrativos mais tradicionais para quem chega em Atibaia. Ele foi inaugurado em 2008 e liga o Lago do Major até o ponto mais alto da cidade. Não deixe de aproveitar esse pequeno tour.

Fazenda Paraíso

É a mais antiga da região e onde você encontrará toda a história de Atibaia. A estrutura foi completamente mantida desde a sua inauguração, em 1860, com paredes, móveis e outros objetos da época. Na fazenda você ainda encontra um terreiro de café uma antiga senzala onde ficavam os antigos escravos do Brasil Colônia. A visita é guiada pela proprietária da fazenda e te levará para um passeio no tempo incrível.

Clique aqui e faça um tour virtual pelos pontos turísticos de Atibaia.

Museu Municipal João Batista Conti

A antiga Câmara dos Vereadores e Cadeira Pública se transformou em um lindo museu que conta a história de Atibaia e do Brasil Imperial. O museu foi instituído em 1836 e você pode encontrar um acervo incrível de peças do folclore local, armas, da arte sacra e muito mais. O Museu Municipal João Batista Conti fica na Praça Bento Paes.

Reserve seu Hotel em Atibaia

Parque Municipal Edmundo Zanoni

São 40 mil metros de área completamente verde e muito aproveitada para passeios durante o dia. O Parque Municipal Edmundo Zanoni tem pequenas trilhas, para caminhadas mais leves, exposição de animais empalhados, pedalinhos e tudo o que você precisa para um dia em família e bastante divertido.

Reserva do Vuna

Chama-se Reserva do Vuna uma área com cerca de 300 hectares, onde você pode aproveitar mais de 30 quilômetros de trilhas, entre caminhadas leves e médias. Não é preciso guia para fazer nenhuma delas e o espaço é muito bem sinalizado. Para quem deseja circular de bicicleta também é possível. As estradas são completamente acessíveis e estruturadas para o pequeno veículo.

No caminho de cada uma das trilhas você encontra pequenas opções de paradas. A observação das bromélias e das orquídeas, que são cultivadas na região, é a principal delas. É possível também aproveitar quedas d’águas, mirantes, grutas, cascatas e muito mais.

Você está conferindo dicas para curtir Atibaia, no interior paulista. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Represa da Usina

A Usina de Atibaia é uma das principais do Brasil e a sua represa também é uma atração para os turistas que estão pela cidade. É possível passear de barco por toda a área e praticar alguns esportes aquáticos. Quem gosta de jet-ski, existem algumas empresas oferecendo e alugando o veículo náutico por aqui também.

Igreja Matriz de São João Batista

Passando no centro de Atibaia, dê uma paradinha na Igreja Matriz de São João Batista, que fica localizada no Marco Zero da cidade. Ela foi contruída pelos índios Guarulhos em 1665 e passou por várias reformas, mas ainda guarda traços de época como o belo altar azulejado.

Santuário Schoenstatt

No mundo inteiro existem cerca de 150 santuários de oração e peregrinação. Entre eles está o Santuário de Schoenstatt, considerado o maior de todos, com capacidade de 5 mil pessoas sentadas. Ele foi construído em 1972 e, desde então, recebe moradores e viajantes que vêm agradecer às graças atendidas ou apenas em busca de um momento de paz e relaxamento.

Mercado Municipal

E se bater aquela fome, a parada tradicional é no Mercado Municipal, que fica na Praça Aprigio de Toledo. Além da comercialização de frutas, verduras, carnes, queijos e outros produtos, há barzinhos que oferecem lanches deliciosos. Prove o bolinho de bacalhau, o lanche de pernil ou ainda o tradicional pastel do Bar Royal (box 21), uma delícia!

Reserve seu Hotel em Atibaia

Kartódromo de Atibaia

O último ponto turístico de nossa lista é, na verdade, uma divertida competição que você pode fazer em Atibaia, esteja entre amigos, família ou sozinho. Kartistas de todas as partes de São Paulo chegam por aqui para aproveitar essa pista e, anualmente, cerca de 50 profissionais disputam um campeonato local que vem ganhando espaço no Brasil. Vale a pena conhecer se você é fã da velocidade!

***
Gostou das dicas de Atibaia? Esse pode ser o próximo destino de seu final de semana! Cheia de charme, a cidade tem tudo para sua viagem. Experimente conhecê-la em diversas épocas do ano! Você vai adorar!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 03 de agosto de 2017


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.