As 5 cidades históricas mais CATIVANTES do Brasil

Avalie este artigo

O nosso hino nacional não erra quando diz que o Brasil é gigante pela própria natureza. São muitos atrativos turísticos, de Norte a Sul, esperando o ano inteiro a sua visita. Cidades litorâneas, destinos naturais, culturais e religiosos movimentam o turismo em nosso país.

A lista que preparamos neste post conta com cinco cidades cativantes e encantadoras, que contam um pouco mais sobre a história do Brasil. Vamos conhecê-las?

1 – Ouro Preto (Minas Gerais)

Quando se fala em cidades históricas, dificilmente deixamos Ouro Preto de lado. O pequeno município de Minas Gerais é destino para milhares de brasileiros e estrangeiros o ano inteiro. Até a Inconfidência Mineira, essa cidade era chamada de Vila Rica, nome dado por colonizadores que sempre chegavam por aqui em busca de ouro.

Já com o novo nome de batismo, Ouro Preto ganhou o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Até hoje você encontra museus, catedrais antigas e muitas relíquias importantes desde os primeiros anos de colonização do Brasil.

Reserve seu Hotel em Ouro Preto

É em Ouro Preto que também está o maior acervo de Aleijadinho, escultor local que ganhou fama internacional, mas deixou aqui seu maior tesouro. O museu dedicado às suas obras é de encantar e merece a sua visita.

Clique aqui e faça um tour virtual de 360 graus por Ouro Preto.

Em épocas especiais, como Carnaval e Semana Santa, a cidade de Ouro Preto muda bastante. Se você está planejando curtir a região nesta época, é importante lembrar que algumas atrações ficam fechadas nesse período.

2 – Salvador (Bahia)

Salvador foi a primeira capital do Brasil e também não pode ficar de fora da nossa lista. A capital da Bahia é quase um museu a céu aberto. Você encontrará muitas riquezas naturais, culturais e históricas por aqui. O Centro Histórico soteropolitano é um dos maiores e mais ricos de todo o Brasil. O Pelourinho, Elevador Lacerda e o Mercado Modelo são três paradas obrigatórias dessa parte da cidade que você precisa ver.

Reserve seu Hotel em Salvador

Além da parte histórica, Salvador também tem muito a oferecer para seus turistas. As praias da cidade são bem atrativas. Dê uma passada na Praia de Itapoã para saborear o tradicional Acarajé de Dinha, uma baiana que está por aqui há mais de 30 anos.

Há também outros passeios imperdíveis em Salvador. Você pode passear por lugares que fogem do roteiro tradicional na cidade, como conhecer o Memorial da Irmã Dulce ou ver um pôr do sol no Mont Serrat ou seguir nosso Guia Completo de Salvador, com outras dicas imperdíveis.

Salvador tem um dos maiores carnavais de rua do mundo. O verão inteiro a cidade ferve em festa e você precisa estar por dentro de tudo antes de chegar por aqui. Para quem deseja curtir muitos shows de axé e pagode, para quem quer aproveitar o carnaval, de dezembro até fevereiro é a melhor época. Já para quem busca uma cidade mais tranquila, indicamos o período de abril até julho.

3 – Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

A cidade do Rio de Janeiro também foi capital do Brasil por muitos anos. A Cidade Maravilhosa é cartão-postal do nosso país para milhões de estrangeiros que chegam por aqui querendo conhecer um pouco mais da nossa história e da nossa cultura.

Além dos passeios tradicionais, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e o Jardim Botânico, o Rio de Janeiro tem muito para lhe oferecer. O nosso Guia Completo do Rio de Janeiro destaca muitos lugares imperdíveis como a Confeitaria Colombo, os Arcos da Lapa, a Escadaria Selaron e o Forte de Copacabana.

Reserve seu Hotel em Rio de Janeiro

Para quem deseja aproveitar um pouco do que cidade tem para oferecer em relação aos pontos turísticos históricos, pode começar o passeio pelo centro da cidade. A Cinelândia é sempre um bom lugar para descobrir um pouco da história do Brasil. Daqui você pode passar pelo Mosteiro de São Bento, pela Praça Mauá, pela Igreja da Candelária, pelo Paço Imperial e muitos outros.

Você também precisa atentar-se para o calendário festivo da cidade. Durante o carnaval o Rio de Janeiro tem blocos de rua e escola de samba desfilando todos os dias. Nesse período alguns pontos turísticos fecham e pode ser mais complicado visitá-los.

Você está conferindo nossa lista das 5 cidades históricas mais cativantes do Brasil. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

4 – Blumenau (Santa Catarina)

A primeira cidade da Região Sul de nossa lista não foi escolhida à toa. Além da tradicional Oktorberfest, que acontece anualmente sempre no mês de outubro, Blumenau atrai turistas também por outras razões. Essa é considerada a maior colônia germânica no Brasil e quando você chegar por aqui perceberá o quanto de riqueza cultural e histórica os imigrantes alemães deixaram pela região.

Reserve seu Hotel em Blumenau

A arquitetura é o principal atrativo de Blumenau. Casarões antigos, que são cuidadosamente mantidos, nos remetem aos anos 50, quando o município foi fundado. O traçado nos lembra também as antigas vilas alemãs, com seus lindos jardins e suas pequenas ruas de pedra. Circular por aqui vai com certeza fazer você viajar no tempo

5 – Olinda (Pernambuco)

Se você estava sentindo falta de Olinda na nossa lista, não foi à toa. Assim como Ouro Preto, dificilmente você traçará um roteiro com pontos turísticos históricos do Brasil e não citará essa cidade pernambucana.

Reserve seu Hotel em Olinda

Quem vem passar uns dias por Recife chega em Olinda facilmente, assim como o inverso também é válido. O desenvolvimento dos dois municípios fez com que percebamos apenas uma imensa capital, o que torna as suas férias ainda mais agradáveis. Ônibus urbanos, taxis, metrôs e diversos outros transportes coletivos cruzam Olinda e Recife sem problemas.

As ladeiras do Centro Históricos são o cartão-postal local. Subir cada uma delas, descobrir as antigas igrejas e campanários é passeio para muitos dias. Olinda ainda mantém as suas antigas ruas de paralelepípedos e as suas casinhas coloridas com sacadas coloniais. É lindo de se ver.

***
Gostou da nossa lista? Já conhece alguma cidade acima? Conta para nós nos comentários!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 12 de julho de 2017


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.