9 Coisas imperdíveis para fazer em MORRO DE SÃO PAULO

Avalie este artigo

Morro de São Paulo tornou-se um dos maiores desejos de quem escolhe a Bahia como destino para o verão. Apesar de a pequena ilha ser atrativa o ano inteiro, é nos meses mais quentes do ano que o local fica movimentado, repleto de visitantes, festas e atrativos diferenciados. Mesmo que a praia seja o maior atrativo, há muito o que ver e curtir aqui.

A natureza parece impecável, desenhada e está ao seu alcance. É possível, em uma única viagem, experimentar passeios que explorem-na totalmente, sem deixar de lado a cultura e a história local. Foi pensando exatamente na diversidade de passeios e atrações que você encontrará em Morro de São Paulo que criamos uma lista com as 9 coisas imperdíveis para se fazer enquanto estiver por aqui. Confira quais são!

1 – Mergulhar nas águas transparentes da ilha

Todas as praias de Morro de São Paulo são ótimas para passar o dia aproveitando o mar e o sol. Para quem gosta de praticar mergulho, mesmo que não seja um expert no esporte, encontrará na Quarta Praia o melhor ponto para isso. O lugar possui espaços e empresas tanto para quem deseja alugar apenas o equipamento e fazer o mergulho de forma autônoma, como para aqueles que buscam por serviços de instrutores.

foto-quarta-praia-em-morro-de-sao-paulo-bahia-9116

Se um dos objetivos da sua viagem é fazer essa atividade, observe com bastante atenção o calendário das marés. Em dia onde a maré estiver mais baixa dá para observar melhor o ecossistema local. Para os mais experientes é possível se aventurar na maré alta também.

Além da Quarta Praia, a Primeira Praia também possui espaço para mergulho e você pode ainda se aventurar pelos Paredões da Gamboa, pela Praia do Forte e Itatimirim.

foto-primeira-praia-em-morro-de-sao-paulo-bahia-9277

2 – Trilha na Praia da Gamboa

São 45 minutos de caminhada até a Praia da Gamboa, que com certeza confirmarão o que citamos no início deste post: que a natureza de Morro de São Paulo é impecável! Rústica, esse pedacinho de costa é frequentado mais por pescadores locais, mas você encontra alguns turistas que se aventuram pela mata que cerca o local.

Você encontrará no percurso a maior reserva de bromélias do estado da Bahia, muito bem preservada por moradores da região. É uma trilha muito simples, mas indicamos que você leve bastante água e utilize uma roupa bem confortável. O sol é bem quente e desidrata facilmente.

3 – Ver um pôr do sol na Praia do Forte

Podemos dizer que a Praia do Forte é o cartão-postal de Morro de São Paulo por ter sido a partir desse forte que a cidade teve início. Ele foi construído no século XVII para proteger a região da invasão os holandeses. Essa construção recebeu o nome de Fortaleza de Tapirandu, mas ficou popularmente conhecida como Forte de Morro de São Paulo.

barcos-no-mar-travessia-para-morro-sao-paulo-ba

Apesar de desativado, o Forte ainda é muito visitado. As ruinas ainda atraem muitos turistas, tanto para conhecer a história da região como para apreciar o pôr-do-sol, que daqui é considerado o mais bonito da ilha.  Se você tiver ainda mais um pouco de sorte, conseguirá ver um outro espetáculo. Na região vivem golfinhos que sempre vêm fazer suas acrobacias por essa praia.

4 – Descer de tirolesa no mar de Morro de São Paulo

Antes de parar para ver o pôr do sol, ou no dia seguinte, você pode visitar novamente a Praia do Forte para um passeio cheio de aventura. As tirolesas são bem comuns nas praias do Nordeste, com direito a cair dentro das águas do mar local. O melhor dessa opção é que o passeio é permitido para pessoas de todas as idades e bem divertido.

foto-mirante-em-morro-de-sao-paulo-bahia-9316

Nesse caso você subirá até o mirante que foi construído ao lado do Farol e descerá até as águas da Primeira Praia. Mesmo para quem não quer se arriscar a descer de tirolesa, chegar até aqui já vale a pena para ver a paisagem local. Você consegue avistar a Primeira, a Segunda, a Terceira Praia e a Ilha da Saudade.

5 – Fazer o Passeio Volta a Ilha de Tinharé

Principalmente se você não tem tanto tempo para explorar todas as praias de Morro de São Paulo, optar pelo Passeio Volta a Ilha de Tinharé será de muito bom gosto. Você passará por lugares como a Praia do Encanto, Moreré, Praia da Cueira, Cairú, conhecerá as piscinas de Guarapuá, entre tantos outros cantinhos encantadores da ilha.

foto-terceira-praia-em-morro-de-sao-paulo-bahia-9028

Reserve um dia inteiro para fazer esse passeio de barco, pois ele sai da Terceira Praia ou do cais por volta das 9h30min e retorna apenas às 17h. Você tem a opção de fazê-lo de forma mais curta ou com paradas e, claro, a segunda opção trará muito mais momentos para guardar na lembrança.

6 – Visitar o Centro Histórico da ilha

Não é somente de belas praias que vive o Morro de São Paulo. Você encontrará muitas ruínas históricas por aqui. Inclusive, a segunda cidade mais antiga do Brasil – Cairú – está nessas redondezas. O centro histórico de Morro de São Paulo é um verdadeiro museu a céu aberto e você poderá conhecer cada um desses pontos apenas com alguns poucos passos. Ainda assim, indicamos que reserve um dia inteiro para essa atividade.

foto-igreja-nossa-senhora-da-luz-em-morro-de-sao-paulo-bahia-9305

Um dos pontos que certamente você irá passar e parar é a Igreja Nossa Senhora da Luz, patrimônio histórico da ilha construído em 1628 para substutir a outra capela que existia aos pés do Farol. Um templo singelo que completa a paisagem da vila de Morro.

7 – Conhecer a Feira de Artesanato local

Se é impossível deixar de conhecer a parte histórica de Morro de São Paulo, a cultura local também não pode ficar de fora. A Feira de Artesanato da cidade é montada todos os dias, a partir das 18 horas, na Praça Aureliano Lima e atrai visitantes e moradores de todas as partes da ilha. É possível ver exposições de artesãos locais, comprar algumas peças para levar de lembrança para casa, além de aproveitar um passeio gostoso, cheio de colorido e tradições.

Você está conferindo os motivos para incluir Aracaju na sua lista de viagens. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

8 – Aproveitar as piscinas naturais da ilha

Quando a maré está mais baixa é possível encontrar diversas piscinas naturais por todo o Morro de São Paulo. A maioria da costa é cercada por recifes, o que forma uma imensa barreira de pedras e reduz o impacto das ondas em alguns pontos.

segunda-praia-morro-de-sao-paulo-ba-9221

Para quem viaja com crianças ou pessoas de baixa mobilidade, essas piscinas com certeza serão um grande atrativo. Além disso, você terá a oportunidade de nadar com algumas espécies de peixes que vivem nos mares da região. Indicamos que aproveite as piscininhas da Quarta Praia, que são as mais populares de toda a ilha.

9 – Conhecer a Ilha de Boipeba

Por último, após circular bastante por todo Morro de São Paulo, você pode aproveitar e conhecer a Ilha de Boipeba, que fica muito próxima, sendo separada apenas por um rio. Boipeba possui apenas 20 quilômetros de extensão e também guarda uma reserva natural muito bonita e importante para a Bahia.

Foto piscinas naturais da Praia de Moreré, ilha de Boipeba, BA. - Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Para quem gosta de destinos calmos e econômicos, adorará conhecer esse cantinho. Uma dica é pegar um barco ao sul da ilha de Morro de São Paulo para chegar até aqui. Basta procurar em qualquer hotel, pousada ou até mesmo nas barracas de praia pelo passeio Volta a Ilha, como citamos no tópico 5. Quer conhecer melhor a Ilha de Boipeba antes de ir pra lá? Clique aqui e faça nosso tour virtual com imagens em 360 graus.

Selecionamos apenas 9 das diversas atividades que você pode fazer em Morro de São Paulo. Você também pode curtir um final um belo almoço em um dos restaurantes a beira-mar na Segunda Praia, ou participar de um luau, ou ainda simplesmente escolher o seu cantinho e apreciar esta paisagem:

foto-segunda-praia-em-morro-de-sao-paulo-bahia-9165

Que tal?

Com essas dicas agora você tem programação para muitos dias de férias em Morro de São Paulo, concorda? Depois conta para nós nos comentários como foi sua experiência na ilha. Nós queremos saber!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 19 de outubro de 2016


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.