8 Lugares para Viajar Barato pelo Brasil

Avalie este artigo

Repleto de belezas naturais, o Brasil tem destinos para todos os tipos de turistas. Quem não possui uma reserva financeira muito grande e ainda assim deseja curtir suas férias, sozinho ou acompanhado, há alguns destinos que cairão muito bem em seus planos. Esses são, em sua maioria, o paraíso dos mochileiros, que adotam viagens do tipo low cost, ou baixo custo, mas com grandes atrações e muitas atividades.

Selecionamos 8 destinos incríveis e que você pode fazer com pouca grana! Todos foram escolhidos na intenção de englobar mochileiros, famílias, passeios românticos, natureza e outras características. Você com certeza se encantará por cada cidade escolhida! Veja!

João Pessoa

Apesar de pequena, a cidade de João Pessoa – no estado da Paraíba – é um dos destinos mais agradáveis do litoral brasileiro. Para quem busca férias com baixo custo, se envolverá por completo com as opções de passeio encontradas nessa capital.

A organizada Praia Camboinha, ótima para pedalar em João Pessoa. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A organizada Praia Camboinha, ótima para pedalar em João Pessoa.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

É difícil citar um ponto turístico de ‘Jampa’, como é chamada João Pessoa, em que você precise pagar para entrar ou gaste muito com o trajeto. Além das praias lindas, também há a opção de museus e locais de rico contexto histórico.

Entre as praias que dá para aproveitar logo cedinho estão Tambaú e Cabo Branco, muito populares e com banhos bem agradáveis. Nessa última você ainda encontra o Farol do Cabo Branco, um símbolo que representa o ponto mais ao oriente de todas as Américas. Visite também o Centro Cultural São Francisco, onde dá para ver um pouco sobre a história guerreira dessa cidade, que teve importante participações em batalhas pela independência do Brasil.

Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa. <br /> Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O mercado de artesanato é outra parada obrigatória para ver um pouco do trabalho das rendeiras de João Pessoa. E para terminar o dia com excelência, não deixe de curtir um por do sol na Praia do Jacaré, ao som do bolero de Ravel, tocado por Jurandi do Sax.

Por do sol na Praia do Jacaré, ao som do bolero de Ravel, tocado por Jurandi do Sax, em João Pessoa. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Por do sol na Praia do Jacaré, ao som do bolero de Ravel, tocado por Jurandi do Sax, em João Pessoa.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Caldas Novas

Essa agradável cidade de Goiás começou a chamar a atenção de turistas do Brasil inteiro pelas suas belezas naturais e por ser onde podemos encontrar a maior estância hidrotermal do mundo. É impossível chegar em Caldas Novas e não querer visitar as fontes, tomar aquele banho quentinho e cheio de propriedades medicinais.

Os hotéis são bem agradáveis e há opção para todos os bolsos. Dá para encontrar aquela pousada baratinha e super confortável para passar seus dias por aqui. Dê preferência as que tem piscina, afinal o banho em Caldas Novas precisa ser aproveitado a todo momento.

Quem não tem um carro, consegue se deslocar facilmente por aqui. Há agências de turismo por toda a cidade fazendo city tour pelos principais pontos de Caldas Novas e por valores super acessíveis. Aproveite essa oportunidade de passeio e visite o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas. É muito indicado para quem gosta de tranquilidade e fugir um pouco dos clubes e parques agitados da zona central da cidade.

Guarapari

Para quem não dispensa ótimas e lindas praias, Guarapari é o céu dos viajantes econômicos. Dia e noite a cidade é muito movimentada e os baladeiros podem aproveitar as festas que sempre acontecem por lá. Se você gosta de lugares agitados, com muita gente jovem, bonita e animada, não vai querer ir embora desse pedacinho do paraíso no Espírito Santo.

Piscinas naturais em Guarapari, no Espírito Santo. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Piscinas naturais em Guarapari, no Espírito Santo.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Entre as praias que mais se destacam estão a do Padre, de Meaípe, da Aldeia, dos Adventistas, de Setibão e a Bacutia. Nesta última há festas todos os dias, sendo a mais movimentada de Guarapari. As águas claras de todas convidam a um banho refrescante em meio a um cenário natural incrível.

Praia de Bacutia, em Guarapari, Espírito Santo. <br /> Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia de Bacutia, em Guarapari, Espírito Santo.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Se você gosta de praticar mergulho – ou se nunca fez e quer se aventurar na atividade -, Guarapari apresenta uma das faunas mais ricas do Brasil para esse esporte. Alguns pontos chegam a 30 metros de profundidade e dá para fazer registros incríveis. Busque por agências de mergulho que estão por toda a cidade e pense nos pontos principais e mais belos, como Ilha Escalvada e Ilhas Rasas.

Cunha

Em São Paulo também há muitos atrativos para quem busca por destinos baratos. A cidade de Cunha, apesar de ainda ser pouco explorada, é um exemplo de tais lugares onde dá para conhecer, passar férias incríveis e não precisar de muito dinheiro para isso.

Se você gosta de destinos com muitos atrativos naturais e monumentos que tem história para contar, vai se perder entre tantos pontos turísticos dessas categorias que há em Cunha. Por muito tempo, o município era considerado um destino caro, devido seus hotéis de estruturas imponentes, mas atualmente tudo mudou. Com a chegada de mais turistas, o número de pousadinhas com ares rústicos aumentou bastante, o que significa que dá para gastar menos com hospedagem e reservar mais para os passeios.

Cunha é muito pequena e dá para caminhar livre e tranquilamente por todas as suas ruas. Para quem gosta de interagir e conhecer mais sobre a vida dos moradores, vai se encantar com as histórias que pode ouvir. Entre os passeios que merecem destaque estão o Parque Estadual, onde você aproveita as cachoeiras e trilhas, além da Pedra da Macela, do Mercado de Cunha e muito mais.

Mariana e Ouro Preto

Praticamente todas as cidades de Minas Gerais têm história para contar. Esse estado é rico de belezas naturais e cultura para todos os gostos de viajantes. E entre os destinos mais procurados estão as cidades de Mariana e Ouro Preto. Você pode montar um roteiro único, já que a proximidade dos dois municípios é bem grande.

Centro histórico de Mariana, visto do mirante, em Minas Gerais. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Centro histórico de Mariana, visto do mirante, em Minas Gerais.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Os locais que podem entrar na lista são praticamente incontáveis. Entre os históricos, destacamos em Ouro Preto o Museu da Inconfidência Mineira, a Praça Tiradentes e a Casa dos Contos.

Museu da Inconfidência que conta mais da história do Brasil, em Ouro Preto, Minas Gerais. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Museu da Inconfidência que conta mais da história do Brasil, em Ouro Preto, Minas Gerais.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Já em Mariana, a história do estado e do Brasil pode ser visitada a partir da famosa central da Maria Fumaça, na sede arquidiocesana da Sé e na Casa de Câmara e Cadeia.

Casa de Câmara e Cadeia, em Mariana, Minas Gerais. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Casa de Câmara e Cadeia, em Mariana, Minas Gerais.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

As igrejas desses dois destinos também merecem destaque pelo estilo e a história toda envolvida. A Igreja Nossa Senhora do Pilar, em Mariana, é uma das maiores construções barrocas do Brasil.

Praça de Minas Gerais, em Mariana, que abriga as lindas igrejas barrocas. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praça de Minas Gerais, em Mariana, que abriga as lindas igrejas barrocas.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Em Ouro Preto é a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição que merece destaque. Ela foi projetada pelo pai de Aleijadinho, o senhor Francisco Lisboa.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, projeto de Aleijadinho. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, projetada pelo pai de Aleijadinho.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Campo Grande e Pantanal

Outro destino duplo e que dá para fazer sem gastos elevados é Campo Grande e o Pantanal, no Mato Grosso do Sul, perfeito para quem gosta de viagens mais voltadas para a exploração da natureza e aventura.

A dica para economizar na hospedagem é buscar por fazendas que abrem suas portas para turistas que estão pelo Pantanal. Essas residências oferecem diárias com todas as alimentações e você ainda tem a chance de fazer ótimas amizades.

De Campo Grande até a reserva do Pantanal você terá opções de safaris – esses geralmente são focados em pessoas que gostam de registrar a região seja com câmera fotográfica ou filmadoras -, passeios de barco, trilha, pesca e muito mais. O Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense pode ser explorado por completo e com baixíssimos custos!

Ilha do Mel

Doce como o nome, a Ilha do Mel, no Paraná, encanta quem chega por aqui. Considerado o ponto mais bonito da costa do Estado, a Ilha tem as praias com mais conservação e belezas naturais já vistas na região. Por ter um acesso controlado de turistas, é indicado que você programe a sua viagem para cá com antecedência e atenção.

A linda Praia de Fora, na Ilha do Mel, Paraná. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A linda Praia de Fora, na Ilha do Mel, Paraná.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O local é bem rústico e simples. Para quem gosta de destinos dessa forma, se encantará completamente pela Ilha do Mel. São 3 mil hectares cercados por matas preservadas pela Unesco e com algumas construções históricas. A mais antiga e importante destas é a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, construída ainda no século 18 e que até hoje guarda artefatos da época.

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, na Ilha do Mel, Paraná. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, na Ilha do Mel, Paraná.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Passe também pela Praia da Fortaleza – justamente onde está o forte citado acima -, também pela Praia de Fora, Praia Grande, Praia de Encantadas e a Praia de Dentro. Se você é adepto às trilhas ecológicas, dá para percorrer a Ilha do Mel por completo somente por elas ou pela orla. A Praia do Farol fica perto da vila Brasília, com muitas opções de pousadas e é ótima para banhos da família inteira.

Praia do Farol, na Ilha do Mel, Paraná. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia do Farol, na Ilha do Mel, Paraná.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Chapada dos Guimarães

Lindas cavernas e cachoeiras fazem parte do cenário da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. O que se conta por lá é que a região foi habitada por dinossauros, depois inundou e virou mar. Chegou a perder todas as suas águas em períodos de secas, transformando-se em um imenso deserto até que se firmou na floresta que é hoje.

Para todas essas histórias não há registros oficiais, mas há muitos fósseis encontrados na região. Estes são, inclusive, o que mais atrai turistas para lá. O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, formado por Cerrado e Chapadões, guarda algumas das cachoeiras mais bonitas do país. Passar alguns dias no local é, verdadeiramente, desfrutar de uma de uma natureza exuberante e vistas espetaculares.

Para quem gosta de trilhas ecológicas, dá para percorrer caminhos únicos em todo o Parque. Das atrações que se destacam na Chapada dos Guimarães, está o mirante no Centro Geodésico, a Cachoeira Véu de Noiva, as cavernas da região – sendo as mais famosas Casa de Pedra, Kiogo Brado e Aroe Jari -, o Morro São Jerônimo e a linda Lagoa Azul.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 28 de maio de 2015


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.