As 7 PRAIAS mais paradisíacas de FLORIANÓPOLIS

2/5 - (1 vote)

Florianópolis é um dos destinos mais famosos do Brasil. Sempre repleta de turistas de todo o país – e também de fora, principalmente argentinos – a capital de Santa Catarina é considerada uma das cidades mais belas que temos por aqui, e principalmente por conta de suas praias incríveis e com atrações de todos os tipos.

Tanto para quem deseja relaxar com a família ou em casal e para quem prefere o agito de uma galera jovem que não se cansa das festas, Floripa (como é carinhosamente chamada) jamais deixa a desejar. E sombra e água fresca estão por toda parte, como já era de esperar em uma ilha com 34 praias.

Então arrume as malas: não esqueça dos trajes de banho, do óculos escuro e do protetor solar. Compre sua passagem e saiba que não vai faltar mar, sal e sol na Ilha da Magia.

Reserve seu Hotel em Florianópolis

1 – Praia Mole

Localizada na região Leste de Florianópolis, a Praia Mole é uma das mais conhecidas na ilha. Ajuda muito fato de ficar bem colada na Lagoa da Conceição, que é o coração da cidade. O local é muito frequentado por jovens, surfistas e representantes da geração saúde durante o ano todo, mas principalmente no verão.

Na alta temporada as festas rolam sem parar na Mole. Desde quiosques e bares com música o dia todo e DJ’s tocando a noite, até luaus realizados por lá depois que o sol se põe, não falta agito e gente bonita por lá. Durante a dia, a cena mais comum é ver as pessoas praticando esportes, seja a corrida, o skate,a  bike e até mesmo o parapente – além de todo tipo de atividade no mar. Só é preciso cuidado ao entrar na água, já que as ondas e a correnteza são fortes, gerando muito trabalho para os salva-vidas.

A distância para o centro e o Aeroporto Internacional Hercílio Luz é de menos de 20 km, e costuma levar 45 minutos de carro. Mas, definitivamente, a região da Lagoa e da Mole é uma das mais badaladas de Floripa e não faltam motivos para visitar.

 

2 – Praia da Joaquina

Um pouco mais ao sul da Mole está a Praia da Joaquina, que tem o mesmo clima de surfe, balada e juventude de sua vizinha de cima. Suas ondas perfeitas recebem surfistas o ano inteiro, incluindo algumas competições nacionais e internacionais do esporte – e por isso é reconhecida no mundo todo.

A Joaca ainda possui fama por suas lindas dunas de areias brancas e reduto de origem do hoje popular sandboard, o surfe de areia, que funciona como uma espécie de snowboard de praia, descendo de pé em uma prancha colina abaixo. Ao chegar lá é possível ver dezenas praticando o esporte.

Curta aqui a Praia da Joaquina em 360 graus!

O verão reserva muitos eventos, principalmente esportivos (mas não apenas) na Joaquina, justamente por ser uma das praias mais conhecidas da capital catarinense – destino sempre popular na alta temporada. E, assim como a Mole, o cenário mais comum é ver gente jovem e bonita praticando esportes e mantendo a saúde em dia em toda a orla. Uma dica é aproveitar o visual do nascer e o pôr do sol nas pedras que ficam no lado esquerdo da praia.

3 – Ilha do Campeche

Uma das praias mais belas de Florianópolis abriga também uma ilha: a Ilha do Campeche, que é acessível de barco através da Praia do Campeche, da Praia da Armação ou da Barra da Lagoa, e sem dúvidas merece a visita de quem vai até a capital catarinense – ainda há a possibilidade de fazer um passeio de escuna para lá. A pequena ilha conta com trilhas e uma natureza lindíssima, além de sítios arqueológicos que apontam para inscrições rupestres de mais de 4 mil anos.

Reserve seu Hotel em Florianópolis

O seu ecossistema incomparável é outra atração de tirar o fôlego. Entre costões e morros cheios de trilhas, ainda há o mar com coloração variando entre o turquesa e o verde, sempre cristalino e geralmente bastante calmo, ideal para a diversão das crianças.

O mergulho é o esporte mais indicado para quem chega na Ilha do Campeche, justamente pela paisagem marinha deslumbrante. Existem trilhas subaquáticas que podem ser observadas com a ajuda de guias, onde o turista consegue encontrar uma fauna incrível, com inúmeros peixinhos e até cavalos-marinhos.

Não são poucos os visitantes que consideram a Ilha como o lugar mais bonito de Floripa – disputando ponto a ponto com a Lagoinha do Leste. Então não hesite: tire um dia da sua viagem para conhecer.

Piscinas Naturais da Ilha Campeche em Florianópolis (SC) - Foto: Ricardo Junior Fotografias.com.br

Piscinas Naturais da Ilha Campeche em Florianópolis (SC) – Foto: Ricardo Junior Fotografias.com.br

 

Praia Paradisíaca da Ilha Campeche em Florianópolis (SC) - Foto: Ricardo Junior Fotografias.com.br

Praia Paradisíaca da Ilha Campeche em Florianópolis (SC) – Foto: Ricardo Junior Fotografias.com.br

Quati na Ilha Campeche em Florianópolis (SC) - Foto: Ricardo Junior Fotografias.com.br

Quati na Ilha Campeche em Florianópolis (SC) – Foto: Ricardo Junior Fotografias.com.br

 

4 – Praia do Riozinho do Campeche

Esse pequeno trecho da Praia do Campeche ganhou muitos fãs na última década por ser um point de jovens e surfistas – como parece ser boa parte de Floripa. É um canto mais movimentado, mas sem muita badalação e com a prática de esportes para todos os gostos. E, naturalmente, sua linda paisagem ajudou a atrair mais e mais visitantes para o Riozinho.

O mar costuma ser calmo, o que ajuda também a garantir a diversão de quem está em família e com crianças pequenas. Sem estrutura e com algumas dunas protegendo a praia, o clima de preservação e tranquilidade domina. No verão, porém, costuma ficar mais agitada por conta do influxo de turistas somado aos moradores locais que já tornaram o Riozinho uma das praias mais desejadas da ilha.

Durante a alta temporada o Riozinho ainda recebe alguns shows e eventos, auxiliados pelo fácil acesso – próxima à região central da ilha e à Lagoa da Conceição. Embora não haja bares ou quiosques, a praia se encontra a apenas 300 metros da vizinha Campeche, que oferece o que o visitante precisar.

5 – Praia da Galheta

Única praia de nudismo de Floripa, a Galheta (ou Calheta, como também pode ser chamada) é semi deserta e fica dentro de um parque natural municipal, garantindo a preservação da mata virgem. O acesso é apenas por trilhas, que saem da Praia Mole – mais fácil, com 300 metros – e da Barra da Lagoa. E por ser frequentada apenas por naturistas, tornou-se um oásis de paz e relaxamento no meio de um dos pontos mais badalados da cidade.

Apesar de ser permitido o naturismo na Galheta desde a década de 70, a prática não é obrigatória – o que favorece aqueles que gostariam de visitar o local apenas para admirar sua beleza. Isolada da cidade por um morro, não é possível ver nada da praia da estrada, sendo preciso pegar a trilha para observar o visual. Esse morro, aliás, leva alguns riachinhos de água doce até o mar, outra opção para quem quer se refrescar ou tirar o sal do corpo.

Por ser área de preservação permanente, não é permitida nenhuma estrutura na Galheta – então leve seu lanche. A praia também é frequentada por muitos surfistas por conta das ondas fortes e regulares que aportam por lá.

Você está conferindo nossa lista das 7 praias mais paradisíacas de Florianópolis. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

 

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

6 – Praia de Jurerê

Se o Leste é a região do surfe, o Noroeste apresenta águas mais calmas e tranquilas, ganhando assim a preferência de famílias com crianças pequenas. É o caso de Jurerê, que é um bairro que na verdade são dois: o Jurerê Tradicional e o Jurerê Internacional. Enquanto o primeiro é mais antigo e com a cultura da ilha, o segundo é recheado de mansões de luxo, lembrando bastante alguns locais dos EUA.

O Jurerê Tradicional, assim como sua praia, é um local bastante familiar e residencial. Entre pais e mães com filhos ou idosos, no entanto, é sempre possível encontrar alguém praticando esportes, correndo ou pedalando pelo bairro. Os bares e quiosques costumam reunir bastante gente – no Internacional, até mesmo isso é mais luxuoso, com DJ’s tocando na praia e casas noturnas sofisticadas.

Por conta do investimento em segurança do lado Internacional, Jurerê é o bairro mais tranquilo de Florianópolis – assim como suas praias. Conhecida como a Miami Brasileira, esse pedaço conta com beach clubs, festas na areia e muita gente jovem e rica – tornando menos atrativo para as famílias em busca de paz, que se concentram na parte Tradicional da praia, e mais procurado por quem quer agito.

7 – Lagoinha do Leste

Acessível somente por trilha ou de barco, a Lagoinha do Leste é considerada por muita gente a praia mais bonita de Florianópolis. Localizada no sudeste da ilha, oferece uma paisagem deslumbrante e ainda bastante protegida, cheia de lagoas, cachoeiras, trilhas e mata nativa. Não existe acesso por estrada, sendo necessário pegar uma trilha (são duas opções) ou contratar um barco para chegar. A chegada pelo mar, no entanto, não é muito indicada por conta da dificuldade em atracar com as ondas fortes. Saindo do Pantano do Sul, leva-se cerca de uma hora de caminhada; já a trilha que sai da Praia do Matadeiro dura três horas e apresenta maior dificuldade.

Justamente por ser protegida de grandes multidões que a Lagoinha do Leste se mantém com uma beleza incomparável em seu pouco mais de 1 km de faixa de areia. Poucos locais na ilha são tão preservados, e por isso não existem construções – sem quiosques ou bares, é preciso carregar o que vai comer e beber. Os rios da região descem o Morro do Matadeiro para formar a lagoa que dá nome à praia – desembocando no mar para fechar com chave de ouro a paisagem local.

Com tantos atrativos, a Lagoinha é perfeita para quem busca paz e contato com a natureza. E nada melhor do que conquistar isso em Florianópolis, um dos lugares mais bonitos e turísticos do Brasil.

Reserve seu Hotel em Florianópolis

***
Quais praias da Ilha da Magia você conhece? Acha que acertamos na nossa listas das 7 praias mais paradisíacas de Florianópolis? Comenta aí!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 19 de outubro de 2017


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.