7 PRAIAS do LITORAL SUL da BAHIA pra ESQUECER da VIDA

Avalie este artigo

Se você está precisando descansar, esticar-se numa praia e esquecer da vida, o sul da Bahia é o lugar certo!

Com uma extensão litorânea de 1.181 km, a Bahia tem a maior área de costa brasileira e a região sul baiana ganha destaque, pois possui praias semidesertas, rústicas ou até requintadas, todas com mar de águas cristalinas e areia fofa em um cenário paradisíaco. Com a certeza da beleza dos locais, a escolha do destino depende apenas de você.

E não é fácil decidir para onde ir quando o lema é paz e sossego. Para ajudar, criamos uma lista das sete praias do litoral sul da Bahia, que irá fazer você esquecer a vida, descansar de verdade e passar momentos inesquecíveis. Confira!

 

Praia do Espelho (Trancoso – BA)

Foto da praia do Espelho, Bahia - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A Praia do Espelho é um dos destinos mais procurados do sul da Bahia e está localizada a 20 km de Trancoso. Reúne requintadas (e luxuosas) pousadas, que oferecem conforto nos gazebos à beira-mar, onde se pode deitar e relaxar apreciando a lindíssima paisagem, com mar de águas tranquilas de tom esverdeado, areias claras e coqueirais. Para tranquilizar a mente, banhos e caminhadas são programas ótimos e as falésias possuem mirantes com vista panorâmica para acalmar a alma.

 

Ponta de Itapororoca (Trancoso – BA)

Foto da Ponta de Itapororoca, em Trancoso - BA - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A Praia de Itapororoca localiza-se ao sul de Trancoso e é conhecida pelas piscinas naturais formadas na maré baixa, onde é possível admirar os corais e muitas espécies de peixes multicoloridos, ideal para mergulho e banhos de mar. A praia de areias claras contrasta com a vasta vegetação existente, com trilhas para caminhadas. Itapororoca é deserta e tranquila, ideal para relaxar e desfrutar o maravilhoso cenário. Pousadas e um hotel à beira-mar oferecem conforto e acesso privado à praia.

 

Praia do Rio Verde (Trancoso – BA)

Foto da praia do Rio Verde, em Trancoso - Bahia - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Um dos destinos preferidos da Bahia, a Praia do Rio Verde é a mais famosa de Trancoso. Badaladas barracas agitam festas diurnas, mas não tiram o sossego do local. A areia é firme com traços de vegetação nativa e boa para caminhadas para serenar a mente. O mar tem pontos calmos para relaxar nos banhos de água morna e cristalina. Outra opção é a Lagoa do Rio Verde, com tranquilas águas doces para variar.

 

Praia do Rio da Barra (Trancoso – BA)

Foto da praia do Rio da Barra, em Trancoso, Bahia - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Combinação perfeita entre mar, areia e vegetação: assim é a Praia do Rio da Barra. Com acesso por trilha ou carro, é um ótimo refúgio para curtir paz e sossego. Emoldurada de um lado pela foz do Rio da Barra e de outro pelas falésias, que contrastam com a mata atlântica, coqueirais e as piscinas naturais, é ideal para banhos e mergulhos. Com apenas uma barraca à beira-mar e uma pousada, todo esforço compensa para relaxar no pequeno paraíso.

 

Ponta do Satu (Caraíva – BA)

No extremo sul da Bahia, em Caraíva, fica um paradisíaco e semideserto reduto de tranquilidade. É a Praia do Satu, emoldurada por coqueirais, lagoas de águas doces e falésias avermelhadas. Os corais formam piscinas naturais de águas cristalinas, propícias para mergulho de observação e banhos para relaxar. Com acesso difícil, barco e depois caminhada de 40 minutos, a praia conta com uma conhecida e antiga barraca, que oferece praticidade para você poder descansar e apreciar o encantador cenário.

 

Ponta do Corumbau (Prado – BA)

A tranquilidade reina na Ponta do Corumbau, pois o difícil acesso, por barco ou 57 km de estrada de terra, preserva o sossego e o cenário inesquecível. Considerada a mais bonita praia da região, estende-se por 15 km da foz do Rio Corumbau, com águas calmas e esverdeadas e areias claras e fofas. O local possui pousadas requintadas e na pequena ponta de areia, a vila de pescadores com rústicos restaurantes servem pescados fresquinhos. É chegar e descansar!

 

Santo André (Santa Cruz Cabrália – BA)

Foto da praia de Santo André, Bahia - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Dentro de uma reserva ambiental, a 26 km da agitada Porto Seguro, o tranquilo vilarejo de Santo André é um refúgio para esquecer a vida. O cenário combina Mata Atlântica, restinga costeira, areias douradas, corais e a enseada de praias semivirgens, parte voltada para o Rio João de Tiba e parte voltada para o mar, emoldurada por coqueirais. Pousadas requintadas oferecem conforto em meio à rusticidade da praia. Aqui, tudo conspira a favor de relaxar e descansar.

 

 

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 28 de agosto de 2014


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.