7 Motivos para visitar BELÉM – PA

Avalie este artigo

Açaí, Tacacá, Carimbó e muito verde você só vai encontrar no Pará! Belém é uma metrópole que exala aroma de frutas e árvores, encontradas facilmente em toda a cidade. Linda de um jeito só, todo mundo que chega por lá se encanta e sempre vai querer voltar.

Belém ainda é bem tímida quando se fala em turismo. É diferente de quando você vai para Salvador, que já sabe o que conhecer na cidade. Também não há aquela circulação gigantesca de turistas em cartões-postais como é no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Belém, mesmo sendo uma grande cidade, passa aquele aconchego de pequena capital. Dá para andar tranquilamente sem a preocupação de pegar filas imensas e restaurantes super lotados. Você sempre encontrará um cantinho confortável para ficar.

O calor, aparentemente incômodo, perde a sua força com a quantidade de mangueiras e outras árvores frutíferas que tem espalhado pela cidade. A comida é saborosa, principalmente se preparada em restaurantes daqueles montados em casa mesmo, pouco vistos em outras regiões do Brasil.

Belém é conhecida como a “porta de entrada para a Amazônia” e, como você poderá conferir mais abaixo, a cidade tem muito para lhe oferecer! Listamos 7 razões que farão você querer conhecer Belém hoje mesmo! Confira!

1 – As praias de Belém

Uma confusão que geralmente é realizada é que Belém se localizada no Nordeste, devido a sua proximidade com o Maranhão, mas o Pará fica no Norte do país e todos os costumes e cultura são típicos dessa região. Mas, com certeza, um pensamento de dúvida formou-se agora: Belém está no Norte e tem praias? Sim! Belém tem as praias mais diferentes de todo o Brasil! Acontece que devido a localização, as praias daqui não têm água salgada, pois não são formadas pelo mar, mas pelos rios que cercam a cidade.

Se você não entrar na água para tomar banho, não perceberá também a diferença. Elas possuem toda a estrutura de uma praia como qualquer outra do país e tem até ondas que dá para praticar surf!

A Praia do Mosqueiro é a mais famosa de todas. Muito visitada, você vai se divertir bastante e ainda poderá experimentar os melhores petiscos paraenses. As praias de Caratateua e Cotijuba também podem entrar na sua lista. A segunda faz parte de uma pequena ilha e você só tem acesso fazendo uma travessia. Os barcos que realizam este trajeto saem da Vila de Icoaraci e há a opção de transportes da prefeitura, ou menores e particulares. São cerca de 45 minutos de viagem, o que transforma também o momento em um passeio incrível, podendo avistar a cidade do rio.

2 – O Mercado Ver o Peso

O Mercado Ver o Peso fica na Cidade Velha, bem às margens da Baía de Guarajá, sendo um dos principais pontos turísticos da cidade.

O Ver o Peso é considerado referência por ser a Maior Feira montada ao Ar Livre da América Latina. No local você vai encontrar de tudo um pouco: comida, artesanato, apresentações artísticas e muito mais.

A estrutura do prédio data de 1819, sendo inaugurado pelos portugueses como um centro de fiscalização da Capitania do Pará. Posteriormente tornou-se a sede das capitanias brasileiras, controlando o peso dos produtos que chegavam pelas embarcações e que seriam comercializados na cidade, assim como distribuídos para outras regiões. Foi quando o prédio ganhou o nome de Casa de Aver o Peso – que em português de Portugal refere-se à um lugar onde se vende mantimentos no peso.

O mercado mesmo foi fundado em 1901 e ganhou bastante popularidade ao longo dos anos pelas suas produções artesanais como cachaças, mel e as famosas garrafadas milagrosas. Ele esteve entre os selecionados para ser uma das 7 Maravilhas do Brasil, em 2008, ganhando ainda mais notoriedade.

No Ver o Peso você vai encontrar as típicas “garrafadas”. As embalagens abrigam um conteúdo mágico e que cura praticamente tudo: para emagrecer ou engordar, curar enfermos, contra dores diversas, curas para reumatismo e outras doenças ósseas, para fertilizar uma mulher que queira engravidar, entre tantos outros benefícios! Contudo, as garrafadas que fazem mais sucesso são aquelas com propriedades afrodisíacas, feitas a partir de ervas que só tem nessa região. Vai experimentar?

Mesmo que não seja para comprar uma garrafada, você precisa passar pelo Ver o Peso! É onde vai sentir completamente o clima do Pará!

3 – Fazer um passeio pela Baía de Guajará

Já que você estará dando uma voltinha no Mercado Ver o Peso, aproveite e vá  passear pela parte central da Baía de Guajará. Às suas margens existem várias empresas oferecendo passeios turísticos, variando de valores, tempo e locais visitados. A vista a partir do tour é incrível e rende lindas fotografias de recordação, principalmente no pôr do sol.

Você está conferindo os motivos para conhecer Belém. Se está gostando das dicas da cidade, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos para uma viagem inesquecível!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Na região da Baía de Guajará também acontecem shows e apresentações artísticas de estilos musicais totalmente paraenses. A bordo das embarcações também é possível sempre encontrar bandinhas de Carimbó, lundum e outros ritmos naturais do estado. É bem divertido e inesquecível!

4 – Apreciar o pôr do sol

Também na Baía de Guajará é possível aproveitar um lindo pôr do sol! Aliás, em toda Belém você tem muitos pontos para aproveitar essa maravilha da natureza. O dia aqui termina mais cedo que em algumas cidades brasileira, então a partir das 17 horas já dá para ficar vislumbrando a paisagem até o anoitecer.

Entre os locais indicados para apreciar o pôr do sol em Belém destacamos o Mangal das Garças, onde você encontrará um mirante estrategicamente posicionado e a Estação das Docas. Você com certeza também encontrará o seu cantinho preferido na cidade.

5 – Passear na Estação das Docas

O antigo Porto de Belém ganhou novos ares. Passou de um local inseguro para um complexo turístico repleta de atrações, que atualmente é ponto de encontro dos paraenses: a Estação das Docas.

A Estação das Docas possui 32 mil metros quadrados divididos em três armazéns com ambientes que abrigam muitos restaurantes, bares, sorveterias (não deixe de provas os sorvetes das frutas típicas do Pará!), espaços culturais, de moda, cinema e eventos. Além disso, possui um terminal de passageiros de onde saem alguns passeios.

O complexo fica às margens da Baía do Guajará e permite uma visão linda  da ilha das onças. Passear nos fins de tarde é um programa delicioso, que fará você querer voltar a Belém.

6 – Passar uma tarde no Mangal das Garças

Citamos o Mangal das Garças mais acima e ele também não pode ficar de fora dos seus passeios em Belém. Esse é um dos maiores parques ecológicos do mundo e o maior da cidade. Inaugurado em 2005, ele conta com 40 mil metros quadrados e mais de 55 espécies de aves e outros animais. É um pedacinho da Floresta Amazônica bem no centro de Belém.

O borboletário do lugar também merece destaque. São quase 1400 metros quadrados, sendo um dos maiores do país e onde você poderá observar esses lindos animais bem de perto. Todos os dias, sempre às 10 horas acontece a soltura das borboletas, então você pode chegar bem cedo para conferir o espetáculo, que é especial.

Além dos animais, o Mangal das Garças também guarda muitas espécies de plantas. Aqui há um orquidário que resulta em um cenário lindo e impecável. Para quem gosta de ficar bem mais pertinho da natureza, será um passeio único. A dica é tirar um dia inteirinho somente para essa atração, pois assim dá para aproveitá-la ao máximo.

Para finalizar a ida ao Mangal das Garças, passe na plataforma que fica em um ponto estratégico e de onde você conseguirá ter uma visão de 360 graus de toda a cidade de Belém. O melhor do lugar é que o acesso é totalmente gratuito e ainda tem cursos e oficinas aos finais de semana e em dias especiais. Confira a programação!

7 – Complexo Histórico

Quem gosta de história e religiosidade, precisa visitar o complexo histórico e religioso da cidade velha, denominado Feliz Lusitânia. Ele abriga a Catedral Metropolitana de Belém, ou Catedral da Sé, que é a primeira igreja construída dentro do Forte do Castelo do Senhor Santo Cristo do Presépio de Belém, ou simplesmente Forte do Presépio. Este foi construído em 1616 sobre a baía do Guajará, na ponta de Maúri à margem direita da foz do rio Guamá. Servia para proteger a entrada do porto e o canal de navegação que costeia a Ilha das Onças. No local ainda existem os canhões militares e um museu com objetos e relíquias da época colonial.

Bônus – Círio de Nazaré

Agora que você já conhece 7 motivos para visitar Belém, que tal planejar sua viagem? Se você for devoto de Nossa Senhora de Nazaré, programe-se para ir em outubro, época que acontece o Círio de Nazaré, o maior evento popular, cultural e religioso de Belém.

O Círio atrai milhares de pessoas à capital do Pará para cultos e procissões em devoção à Nossa Senhora de Nazaré, numa festa que acontece desde 1973 sempre no segundo domingo de outubro. Fique ligado que falaremos dele com detalhes em outro post.

Belém é linda e repleta de atrações turísticas! Para quem gosta de destinos mais culturais e quer conhecer muito sobre a cultura do Norte do Brasil, precisa ver de perto esse destino!

Se você já conhece Belém, deixa seu comentário e compartilha com a gente a sua opinião!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 18 de setembro de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.