7 Motivos para conhecer BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Avalie este artigo

Balneário Camboriú é o segundo menor município catarinense em área total, mas guarda uma grandiosidade de atrativos. São justamente estes que trazem milhares de pessoas durante o ano inteiro para aproveitar as férias, os finais de semana e os feriados prolongados aqui.

Orla urbanizada de Balneário Camboriú, SC. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Orla urbanizada de Balneário Camboriú, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Não somente praias, mas esse pequeno município de Santa Catarina apaixona a todos por ter opção para todos os gostos, bolsos e idades. Quer conhecer algumas? Listamos 7 motivos que não vão deixar dúvidas de que Balneário Camboriú será seu próximo destino para viajar! Confira.

1 – Praias paradisíacas para aproveitar a vontade

Em toda a Balneário Camboriú existem algumas praias que são totalmente desertas e tornaram-se queridinhas do público que prefere paz e tranquilidade e que deseja apenas um momento de descanso. Essas praias geralmente não possuem estrutura alguma e você precisa levar do lanche até o guarda-sol para proteger-se do sol típico de litoral.

A Praia de Taquarinhas é um desses exemplos de praias desertas e bem paradisíaca. Aqui não há estrutura de barracas e o mar é bastante calmo, sendo muito atrativo para quem viaja com crianças e idosos.

Linda Praia de Taquarinhas, em Balneário Camboriú, SC. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Linda Praia de Taquarinhas, em Balneário Camboriú, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Para quem gosta de pesca de arremesso, a Praia de Taquarinhas é um dos pontos mais favoráveis para a prática em toda a cidade de Balneário.

Pesca na Praia de Taquarinhas, em Balneário Camboriú, SC. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Pesca na Praia de Taquarinhas, em Balneário Camboriú, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A Praia de Taquaras pode também entrar para essa lista. Apesar de ter uma pequena estrutura de restaurantes e bares nos arredores, os pouco mais de 1 quilômetro de extensão é completamente tranquilo e com um mar de águas cristalinas e bem calmas.

Tranquila Praia de Taquaras, em Balneário Camboriú, SC. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Tranquila Praia de Taquaras, em Balneário Camboriú, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Também entra para a lista a Praia do Estaleiro, sendo a mais conhecida entre os turistas que buscam sossego para suas férias.

Praia do Estaleiro, em Balneário Camboriú, SC. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia do Estaleiro, em Balneário Camboriú, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Para completar a nossa lista – que cabe ainda outras praias! – tem a Praia do Buraco. O local é atrativo para muitos devido ser totalmente isolado. O acesso só é feito através de uma trilha, sendo o ponto final totalmente deserto e rústico.

Vista da Praia do Buraco, em Balneário Camboriú, SC. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Vista da Praia do Buraco, em Balneário Camboriú, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

E a Praia dos Amores, já na divisa com Itajaí. Esta tem mar aberto com boas ondas, sendo a preferida da galera do surf.

Turistas aproveitam a Praia dos Amores, em Balneário Camboriú, SC. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Turistas aproveitam a Praia dos Amores, em Balneário Camboriú, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

2 – Conhecer a maior reserva naturista do Brasil

Com o título merecido de “A Mais Bela Praia Naturista do Brasil”, a Praia do Pinho fica a aproximadamente 80 quilômetros de Florianópolis e foi a primeira área litorânea destinada aos adeptos ao naturismo. São apenas 500 metros de extensão, mas o local guarda uma reserva natural muito vasta, o que deixa a paisagem ainda mais bela e atrativa.

A naturista Praia do Pinho, em Balneário Camboriú, SC. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A naturista Praia do Pinho, em Balneário Camboriú, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Os primeiros naturistas que chegaram por aqui, vieram em 1983, atraídos pela mata intocável, o que favorecia a circulação sem roupa. Era dançarinos de uma antiga boate que vinham sempre tomar banho completamente nus. Com pouco tempo, mais pessoas já circulavam pela Praia do Pinho, seguindo também a tendência. Como se tratava de uma área pertencente à uma propriedade particular, o dono não gostou muito, mas não adiantou muito. Em poucos anos, a costa já era conhecida no Brasil inteiro, principalmente depois de ser assunto de uma matéria de capa da antiga Revista Manchete.

Hoje, a Praia do Pinho é fiscalizada e cuidada pela AAPP, a Associação Amigos da Praia do Pinho. Há um código de ética para os frequentadores e um condomínio onde fica a sede da associação para mais informações.

3 – Parque Unipraias

Essa é uma parada obrigatória para todo turista que chega em Balneário Camboriú. Se você viaja em grupo de amigos ou com a família inteira, terá momentos inesquecíveis no Parque Unipraias. O lugar é um complexo completo de atrações para quem gosta de aventuras.

Dividido em três estações: Estação Barra Sul, Estação Laranjeiras e Estação Mata Atlântica; onde cada uma pode ser visitada individualmente e com seus atrativos em particular. A Estação Barra Sul é onde começa de fato o passeio, sendo o ponto de partida para quem vai se aventurar por todo o percurso do Unipraias. Recebeu esse nome por ficar na Zona Sul de Balneário Camboriú, justamente onde há o encontro do Rio Camboriú com o mar. É daqui que saem os bondinhos aéreos em direção às outras estações.

Bondinhos do Parque Unipraias, em Balneário Camboriú, SC. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Bondinhos do Parque Unipraias, em Balneário Camboriú, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Você está conferindo os motivos para incluir Balneário Camboriú na sua lista de viagens. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

A estação seguinte é a Laranjeiras. Recebeu esse nome devido a praia onde está instalada, também chamada assim. É uma estação mais bem elaborada e com uma estrutura completa. Para quem deseja aproveitar um mar mais tranquilo, bons restaurantes e ótimas barracas de praias o lugar é aqui. É aqui que desembarca o ZipRider, brinquedo mais popular do Parque Unipraias.

A última estação tem um nome bem particular e não é sem motivo: Estação Mata Atlântica. Fica no alto do Morro da Aguada, a cerca de 240 metros do nível do mar e onde o visitante poderá conhecer um pouco mais sobre a flora e a fauna do Balneário Camboriú. Aqui também está o Parque Ambiental, onde você pode caminhar por até 500 metros atravessando a reserva da Mata Atlântica que existe na região.

É também na Estação Mata Atlântica que estão dos dois brinquedos mais famosos do parque: o Youhooo! e o ZipRider. O primeiro é um trenó que descerá o morro à toda velocidade, levando sua adrenalina ao máximo! O segundo é uma espécie de tirolesa, mas com uma estrutura toda diferenciada e montada exclusiva para o parque. Nela você vai descer em meio à mata até o final do morro. O valor varia de acordo com os brinquedos e os locais por onde você vai passar. O passeio de bondinho custa R$ 39,00 para adultos e R$ 19, 00 para crianças entre 6 e 12 anos e adultos acima de 60 anos.

4 – Praia do Estalerinho e sua gastronomia

A Praia do Estaleirinho entrou para a nossa lista acima, por ser uma praia bastante sossegada e deserta, mas há outra referência que a tornou bastante conhecida entre os turistas que chegam em Balneário Camboriú: a gastronomia.

O Restaurante Estaleirinho, o mais conhecido da região, existe desde 1981 e foi, por algumas vezes, citado pelo Guia Quatro Rodas e pela Revista Veja, como referência gastronômica na cidade. A razão para que isso acontecesse veio não apenas do ambiente, muito bem trabalhado para receber os turistas, mas principalmente por um cardápio bem especial e bastante elaborado que o estabelecimento oferece.

Há alternativas pela região que oferecem carnes diversas, frutos do mar, petiscos, iguarias locais e muito outros pratos saborosos.

Você pode aproveitar o mar calmo e limpo da Praia do Estaleirinho e terminar o dia experimentando uma refeição única nesse restaurante.

5 – Baladas durante o ano todo

A noite de Balneário Camboriú é conhecida no Brasil inteiro, principalmente em épocas de alta estação. A cidade ganhou o título de Ibiza Brasileira e faz jus ao nome.

As festas acontecem em vários pontos do município. O Green Vallley é a casa noturna mais conhecida da região e chegou a virar notícia em uma revista inglesa, intitulando-a como a “melhor balada do mundo”.

Para quem deseja fugir um pouco da movimentada Green Valley, há muitas outras opções para você curtir sua noite: Warung, chamada de “O templo da música eletrônica”; a Wood’s, para quem gosta de sertanejo e uma música mais regional; o Shed Western Bar, também destinado à festas sertanejas; o Taj Bar, para quem quer um local mais exclusivo e selecionado; entre outros. Isto tudo sem contar os vários barzinhos e pubs que também agitam a noite de Balneário.

6 – Beto Carrero e seu incrível parque

Não é à toa que o lugar é chamado de “O Maravilhoso Mundo de Beto Carrero” e também de “A Disney brasileira”. O Parque Beto Carrero World é um complexo repleto de atrações para toda a família. Você encontrará turistas de todas as faixas de idade circulando por aqui e aproveitando o máximo do espaço.

Entrada do Beto Carrero World, em Penha, perto de Balneário Camboriú, SC. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Entrada do Beto Carrero World, em Penha, perto de Balneário Camboriú, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Há basicamente 5 áreas no Parque Beto Carrero: para crianças abaixo de 5 anos, para crianças acima de 5 anos, a Ilha dos Piratas, a área Radical e o Velho Oeste. Cada um desses espaços conta com brinquedos temáticos e próprios para a faixa de idade.

Montanha russa com loop no Beto Carrero World, em Penha, SC. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Montanha russa com loop no Beto Carrero World, em Penha, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Os shows artísticos encantam também os adultos, além dos eventos programados e muito mais atrações, principalmente na alta temporada. Dá para passear tranquilamente por todos, mas para isto reserve um dia inteiro para curtir essa atração. Se tiver mais tempo, ideal é ficar dois dias em Penha.

A apresentação final dos shows artísticos no Beto Carrero World, em Penha, SC. <br /> Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A apresentação final dos shows artísticos no Beto Carrero World, em Penha, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Os valores variam um pouco de acordo com a época, estando entre R$ 74,00 e R$ 141,00 para ingressos de diferentes faixas de idade. É possível também comprar os passaportes apenas para shows específicos, caso você não queira curtir o parque em determinado dia. Por ser uma atração muito concorrida, indicamos que compre com antecedência e garanta a sua diversão. No site do Parque Beto Carrero World(www.betocarrero.com.br) é possível realizar essa compra com total segurança.

7 – Zoológico e trilhas no Parque Rio Camboriú

Aos que querem um contato maior com a natureza, há duas opções incríveis em Balneário Camboriú. A primeira é o Zoológico, que fica no Complexo Ambiental Cyro Gevaerd – mais conhecido como Parque da Santur. Uma área de 39 mil metros quadrados de Mata Atlântica abriga cerca de 1200 animais de 120 espécies.

A cobra é um dos animais do Zoológico de Balneário Camboriú, em SC. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A cobra é um dos animais do Zoológico de Balneário Camboriú, em SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Para quem viaja com crianças, o Zoo é passeio obrigatório, onde os pequenos verão de perto várias espécies de aves, mamíferos e répteis, além de aprender sobre preservação ambiental.

Ave na área do Zoológico de Balneário Camboriú, em SC. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Ave na área do Zoológico de Balneário Camboriú, em SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Outro passeio para quem busca natureza é realizar uma das diversas trilhas ecológicas no Parque Rio Camboriú. Você tem acesso à uma reserva verde com diferentes espécies da fauna e flora e que podem ser observadas em passeios guiados. Dentro do parque você encontra as três trilhas mais conhecidas de todo o Balneário: a trilha do Graxaim, a trilha da Gamboa e a trilha do Caranguejo. Para quem está à procura de esportes mais radicais também vai adorar conhecer essa atração e curtir ótimos momentos na cidade.

Claro que Balneário Camboriú guarda muitas outras atrações, mas essas listadas não podem ficar de fora do seu roteiro!

Aproveite a viagem e também deixe seu comentário contanto como foi e a expectativa para as próximas férias!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 16 de setembro de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.