12 praias e piscinas naturais gostosas e mais ARRETADAS do LITORAL BAIANO

Avalie este artigo

O litoral baiano é encantador e conhecer cada uma dessas praias pode trazer uma grande indecisão para o viajante. Quanto mais você descobre os cantinhos do Estado, mais lugares entram para a sua lista e para o seu roteiro. Já imaginou aquele ranking bem especial com as melhores praias e piscinas naturais da Bahia?

Preparamos uma lista com as “12 Mais” para você desfrutar à vontade. Conheça um pouco mais sobre Trancoso, Ilha de Boipeba, Morro de São Paulo e muitas outras praias gostosas e arretadas dessa região!

1 – Piscinas Naturais de Moreré – Ilha de Boipeba

Uma paisagem formada por recifes e corais, alguns quilômetros da costa, atrai milhares de turistas diariamente para Moreré, na Ilha de Boipeba, considerada o paraíso da Bahia. As águas sempre mornas e cristalinas permitem a prática do mergulho até mesmo entre aqueles viajantes que não estão acostumados com a atividade.

Toda a fauna e flora desse pedacinho de Boipeba é mesmo incrível, mas o ponto forte são as piscinas espalhadas por toda a região. Para chegar até aqui é preciso pegar uma balsa que sai da Praia da Boca da Barra. Escolha também um dia em que a maré esteja baixa, pois dessa forma pode ter um contato melhor com os peixinhos coloridos, que são abundantes por aqui.

Alguns barcos oferecem um serviço mais completo, com bebidas e petiscos, permitindo que você passe um dia inteiro confortável por aqui. Para quem quer economizar um pouco mais, pode alugar barcos menores, de pescadores, mas apenas com a travessia até as piscinas.

2- Praia do Espelho – Trancoso

Entre as 7 melhores praias entre Trancoso e Arraial D’Ajuda, a Praia do Espelho é uma das mais famosas. Exótica, oferece tudo para as suas férias por aqui. Toda a região é muito completa quanto a hospedagem e restaurantes. As falésias e a mata sempre verde que circulam essa costa são bastante charmosas. Dá para caminhar e encontrar diversas trilhas, permitindo que você parta da Praia do Espelho para outras vizinhas à beira-mar.

O mar por aqui é sempre tranquilo, com algumas piscinas naturais por entre as pedras marinhas. Nada melhor do que escolher uma das barracas da praia, sentar em sua espreguiçadeira e curtir a vista, que é praticamente exclusiva.

Todos os dias, a partir das 16 horas, outro espetáculo acontece na Praia do Espelho. O pôr do Sol promove um encontro entre a natureza e os turistas que estão pela região. É comum ver pessoas se reunindo com música, alguns bons drinks e amigos para curtir esse momento. Aproveite também.

3- Quarta Praia – Morro de São Paulo

A maior praia de Morro de São Paulo é também a mais visitada o ano inteiro. Você encontrará por esses 8 quilômetros muitos coqueirais, muita mata preservada, um mar sempre calmo e com águas mornas para aquele banho refrescante. As piscinas naturais também são muito comuns por aqui. Isso permite que o turista dê alguns mergulhos por entre os peixinhos coloridos que fazem a festa de todos.

Encontre aqui seu hotel em Morro de São Paulo!

Você não encontrará muita estrutura na Quarta Praia. Esse detalhe traz ainda mais beleza para quem a visita. Entre aqueles passeios imperdíveis está o circuito feito por entre os mangues. Não deixe de conferir.

4- Piscinas Naturais de Taipu de Fora – Península de Maraú

A Praia de Taipu de Fora é uma das principais e mais turísticas da Península de Maraú. São cerca de 7 quilômetros de mar, coqueirais e dunas de areia branquinha. Essa parte da costa de Maraú já foi considerada por muitas revistas e sites como a região mais bonita do Brasil.

Mesmo com uma pequena estrutura de pousadas e restaurantes, apesar de crescimento dos últimos tempos, a Praia de Taipu de fora ainda guarda aquele conforto de praia deserta, calma e bem rústica.

As piscinas naturais que sempre se formam quando a maré está baixa, tornaram-se o principal cartão-postal da região. Dá para mergulhar ou apenas observar a fauna e a flora marinha da Praia de Taipu de Fora. Se você está viajando com crianças, esse passeio com certeza será inesquecível para esses pequenos turistas.

5- Praia de Jeribucaçu – Itacaré

Se você perguntar para qualquer morador ou turista em Itacaré, na Bahia, qual a praia local que não pode ficar de fora do seu roteiro, Jeribucaçu com certeza está na lista. Chegar aqui já é uma boa aventura, onde você precisa percorrer uma trilha de aproximadamente 40 minutos entre uma linda mata verde.

A Praia de Jeribucaçu também é o melhor lugar para quem surfa. As ondas aqui sempre são favoráveis e o cenário só completa o passeio. Como há o encontro do Rio Jeribucaçu com o mar há uma boa parte da praia boa para tomar banho e com piscinas naturais refrescantes.

6- Piscinas Naturais de Papa-Gente – Praia do Forte

Cercada de recifes, a Praia do Papa-Gente é um pedacinho da Praia do Forte pouco explorada por turistas. Para quem vem visitar o Projeto Tamar, basta caminhar cerca de 1 quilômetro e meio a partir da central do projeto quando a maré está baixa e seguir as orientações dos moradores e pescadores para chegar até essas piscinas.

Veja as lindas imagens em 360 graus da Praia do Forte clicando aqui!

Quem desejar praticar mergulho, é possível sempre encontrar snorkel e máscara para alugar. Quem já tiver o seu equipamento pode levar e aproveitar ainda mais a fauna e flora marinha local.

Uma dica de ouro é usar muito protetor solar. Em Papa-Gente não há barracas de praia ou sombreiros.

Você está conferindo as 12 Praias e Piscinas Naturais gostosas e mais Arretadas do litoral baiano. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

7- Praia Stella Maris – Salvador

Quem chega aqui nem percebe que está em meio à uma das capitais mais agitadas do Nordeste. A Praia de Stella Maris é a queridinha dos surfistas de Salvador, não somente pelas ondas, mas também pela calmaria local. Parte da praia você encontrará muitas pedras, que formam deliciosas piscinas naturais, fazendo a felicidade de crianças e adultos.

Procurando Hotel ou Pousada em Salvador! Confira nossas sugestões clicando aqui!

Para quem deseja uma praia menos movimentada, indicamos que evitem a região aos finais de semana. Aqui é reduto de casas de veraneio, fazendo com que famílias de toda a capital partam para curtir seus dias de descanso.

8- Praia do Taípe – Arraial D’Ajuda

O melhor da Praia do Taípe para quem busca tranquilidade é a distância que ela se encontra do centro de Arraial D’Ajuda. Chegar até aqui exige uma caminhada com cerca de duas horas. O cenário é formado por lindas falésias, consideradas inclusive as maiores do sul do estado, com média de 45 metros de altura.

A praia em si é completamente deserta, porém é possível encontrar barracas nas encostas vizinhas. A nossa dica é que você tenha uma bolsa com bebidas e lanches. Não esqueça também de recolher o seu lixo. A Praia do Taípe é frequentemente vigiada por ser uma área de preservação ambiental.

9- Cumuruxatiba – Prado

Se você já ouviu falar da Costa das Baleias, na cidade de Prado, encontrará a Praia de Comurixatiba muito fácil. Essa é uma das pequenas praias da costa, onde dá para descansar à vontade. Apesar de deserta e muito tranquila, você encontra algumas barracas para repor as energias e descansar.

Conheça Cumuruxatiba em um tour virtual de 360 graus clicando aqui!

O passeio de barco saindo da Praia de Comurixatiba até e circulando por toda a Costa das Baleias é o principal atrativo de quem vem passar uns dias por aqui. Optando ou não pelo passeio, indicamos também que você tire um tempo para praticar mergulho e nadar entre os inúmeros peixinhos coloridos que há por toda essa parte da costa.

10- Praia do Porto da Barra – Salvador

Uma das primeiras praias populares de Salvador, a Praia do Porto da Barra também é principal cartão-postal da cidade. De dia, muitos surfistas e turistas vêm aproveitar o sol e o mar refrescante. Algumas barracas de praia servem aquela água de coco gelada e aquela cerveja refrescante. O acarajé também não falta por aqui e vale a pena experimentar.

Confira aqui imagens em 360 graus de Salvador!

Já no cair da tarde, a Praia do Porto da Barra muda completamente. Tanto na parte do farol como ao lado do porto, as pessoas vêm curtir o pôr do sol, considerado o mais bonito e tradicional da cidade. Para quem está viajando sozinho, esse é um ótimo ponto para conhecer pessoas novas e se divertir bastante.

11- Praia de Santo André – ao norte de Porto Seguro

São cerca de 30 quilômetros que dividem o centro de Porto Seguro da Praia de Santo André. Diferente das praias mais centrais, aqui você encontra muita rusticidade e tranquilidade para seus dias de férias. Muitos coqueirais e um mar quase sempre tranquilo faz com que muitos turistas escolham essa parte da costa para se hospedarem.

Uma dica essencial para quem optar pelos hotéis locais é ter um carro para se locomover pela região. Postos de gasolina e bancos, por exemplo, são bem escassos e pedem um deslocamento bem maior. O comércio da vila também é bem simples, mas tem o que você precisa para passar alguns dias.

12 – Praia de Arembepe – Arembepe

Já ouviu falar de Arembepe? Esse vilarejo fica a apenas 30 km ao norte de Salvador e é uma das praias mais lindas da Bahia! A vila é reduto de hippies, contando com uma aldeia bem rústica, onde a vida passa tranquilamente e devagar, tudo para desfrutar da bela paisagem de coqueirais e águas cristalinas e mornas.

O Projeto Tamar também tem uma base em Arembepe e de dezembro a fevereiro é a época da desova, estando boa parte da área fechada para circulação de turistas.

A Praia de Arembepe encantou vários famosos e celebridades que se “escondem” por lá para ficarem sossegados em suas férias. Que tal fazer o mesmo?

***
A Bahia é linda demais, não é? Cada praia com sua beleza particular e várias piscinas naturais com cenários de filme! Vale a pena curtir uma temporada por lá. Escolha a sua e boa viagem!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 04 de outubro de 2017


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.