12 MELHORES PRAIAS DE SANTA CATARINA – Dicas e Fotos

4.3/5 - (3 votes)

As praias de Santa Catarina já são conhecidas no Brasil todo e também mundo afora. Isso porque são considerados os destinos mais belos e preservados no quesito beleza natural com águas absurdamente claras e costões rico em vegetação de mata Atlântica. Praias de Floripa, Balneário Camboriú e alguns vilarejos mais distantes e desertos, estão entre as mais requisitadas e entram na nossa lista das melhores.

Famílias, casais, turma de amigos, surfistas, praticantes de esportes náuticos, pescadores, mergulhadores e outros perfis de turistas frequentam as praias, desbravando e desfrutando ao máximo cada paisagem intocada. Confira a lista abaixo e já se programe para um tour de ponta a ponta nas melhores praias de Santa Catarina.

1 – Praia do Rosa 

A praia do Rosa consegue se dividir entre paradisíaca e animada. Isso porque, ao norte estão os trechos mais desertos, onde a maioria dos surfistas fica de prontidão para pegar boas ondas, já no trecho sul estão os barzinhos bem estruturados servindo saborosos pratos e bebidas. A beleza da praia fica por conta da areia clara, o mar azul, a lagoa de água salgada ideal para banhos e costões imponentes. De quebra, ao chegar à praia se avista um mirante natural.

Reserve seu Hotel em Imbituba

Foto da vista da Praia do Rosa em Santa Catarina – Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

2 – Praia da Ferrugem – Garopaba Localizada a 8 km do centro de Garopaba, esta praia revela belezas intocadas ao mesmo tempo que oferece infraestrutura para turistas. O mar de ondas fortes, perfeita para a turma do surf que frequenta a praia constantemente, pode tornar-se piscina natural na maré baixa, convidando banhistas para mergulhos relaxantes. A praia é envolta por grandes formações e pedras da onde se tem uma bela vista do horizonte. No canto esquerdo ficam localizados os bares que ficam agitados à noite.

Reserve seu Hotel em Garopaba

Imagem da linda Praia da Ferrugem em Garopaba. - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Imagem da linda Praia da Ferrugem em Garopaba. – Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

3 – Guarda do Embaú

O bucólico vilarejo no entorno dessa praia é o cenário perfeito para os que querem fugir da rotina agitada das grandes cidades. O marasmo presente nessa praia é um convite para contemplação em meio a areia plana e águas cristalinas com boas ondas para surf. Paralelo à praia está o Rio Madre, perfeito para os banhistas de plantão se esquecerem do mundo. Para chegar, é preciso atravessar o rio de barco ou a nado, caso haja disposição.

Reserve seu Hotel em Guarda do Embaú

Imagem dos barcos de pescadores na Guarda do Embaú. - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Imagem dos barcos de pescadores na Guarda do Embaú. – Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

4 – Praia da Joaquina – Florianópolis

“Joaca”, como é costumeiramente chamada pelos nativos, apresenta todas as características para transformá-la em uma das preferidas dos turistas. Surfistas, desde que a descobriram na década de 70 não a largaram mais, batem ponto quase todos os dias e treinam para os campeonatos nacionais e internacionais que acontecem ali de tempos em tempos. Grupos de vôlei e futebol de praia também marcam presença, assim como os adeptos do sandboard que deslizam nas imensas dunas do entorno. Fica a 20 km do centro.

Reserve seu Hotel em Florianópolis

Imagem da badalada Praia Joaquina. - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Imagem da badalada Praia Joaquina. – Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

5 – Praia da Galheta – Florianópolis

Pouco frequentado, este destino é um dos mais indicados para quem quer privacidade. Possui estreita faixa de areia fina protegida por imensos costões montanhosos cobertos por vegetação nativa e pedras que emolduram toda a extensão da praia. As águas mansas costumam atrair turistas que percorrem uma trilha de 300 metros em meio a formações rochosas para chegar ao destino. Apesar do pequeno sacrifício, o cenário compensa pela beleza e por ser ideal para os adeptos do naturismo, uma prática opcional.

6 – Lagoinha do Leste – FlorianópolisEste local chama a atenção dos turistas por abrigar fortes características da Mata Atlântica completamente preservada. Ali fica o Parque Municipal da Lagoinha do Leste que abriga montanhas cobertas de vegetação rasteira, pedras, lagoas e cachoeira. A 28 km do centro tem acesso complicado possível apenas por trilha de uma hora e meia ou três horas. Devido à preocupação com a preservação ambiental não existe nenhuma infraestrutura de barracas na praia, por isso, é indicado levar lanches para passar o dia.

Reserve seu Hotel em Florianópolis

Imagem da quase deserta praia da Lagoinha do Leste. - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Imagem da quase deserta praia da Lagoinha do Leste. – Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

7 – Praia Mole – Florianópolis

O acesso por trilha íngreme leva a esse paraíso em plena Terra. Trata-se da Praia Mole, uma das mais badaladas e bonitas de Floripa. A turma do surf costuma vir em peso aproveitar às ótimas ondas. As famílias com crianças devem tomar cuidado pelas características de tombo da água que pode se tornar traiçoeira. Porém, a visita apenas para contemplação ou para lagartear na areia fofa e clara vale muito a pena. Uns bares à beira-mar fazem a alegria de turistas.

Reserve seu Hotel em Florianópolis

Imagem do belo mar da Praia Mole. - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Imagem do belo mar da Praia Mole. – Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

8 – Jurerê Internacional – Florianópolis

A praia tem 3 km de águas esverdeadas e calmas, perfeito para famílias com crianças e para adeptos de esportes náuticos. O cenário costuma ficar semi deserto a maior parte no tempo, mas nos feriados e férias a praia costuma receber visitantes de todos os lugares que se beneficiam da excelente infraestrutura do local. O bairro reúne restaurantes de gastronomia típica e internacional, bares, shoppings a céu aberto e até casas noturnas. Fica a 27 km do centro.

Reserve seu Hotel em Florianópolis

Imagem de veleiros no mar da Praia de Jurerê. - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Imagem de veleiros no mar da Praia de Jurerê. – Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

9 – Mariscal – Bombinhas

Bombinhas abriga a preservada praia Mariscal. Esta se destaca por ser extremamente limpa, rodeada por costões cobertos pela mata Atlântica e pedras de todos os tamanhos que se colocam na encosta. A praia tem 4 km de pura beleza e vive praticamente deserta, a não ser pela turma dos surfistas que marca presença em busca das constantes ondas. Apesar das características ideais para surf, a água costuma ser rasa e também atrai banhistas. Fique para contemplar o pôr do sol.

Reserve seu Hotel em Bombinhas

Imagem de fantástico pôr do sol na Praia Mariscal em Bombinhas. - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Imagem de fantástico pôr do sol na Praia Mariscal em Bombinhas. – Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

10 – Lagoinha – Bombinhas

Próximo ao centro de Bombinhas, a praia apresenta águas transparentes e refrescantes para banhos em meio a pedras. Praticantes de mergulho livre e snorkeling desfrutam das características para observar a intensa vida marinha da região. Ali fica também uma pequena lagoa para banhos, motivo que nomeou a praia com o nome Lagoinha. Possui apenas 70 metros de extensão, mas a mata nativa completamente preservada é um convite para os amantes da natureza e adeptos de jet sky e windsurf.

Reserve seu Hotel em Bombinhas

Imagem das águas calmas e cristalinas da Praia Lagoinha. - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Imagem das águas calmas e cristalinas da Praia Lagoinha. – Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

11 – Estaleirinho – Balneário Camboriú

A areia macia e avermelhada desta praia se contrasta perfeitamente com o azul do mar. Rústica, abriga algumas singelas casinhas de pescadores que saem para pescar em suas coloridas jangadas alegrando a paisagem. Outros adeptos da pesca de arremesso podem se divertir nas fartas águas. Possui mar de tombo não muito indicado para banho, a não ser pelas lagoas do entorno. A falta de infraestrutura de barracas faz com que a praia esteja quase sempre inabitada tornando o cenário propício para descanso.

Reserve seu Hotel em Balneário Camboriú

12 – Praia Brava – ItajaíSituada entre os municípios de Itajaí e Balneário Camboriú, esta praia não poderia ter localização mais privilegiada. As águas são completamente cristalinas e transparentes que formam frequentemente piscinas naturais na beira de areia, tornando o local ideal para famílias com crianças. Nos arredores da praia está uma ótima infraestrutura de barracas e casas de veraneio.

Reserve seu Hotel em Itajaí

 

Imagem de surfistas caminhando na Praia Brava de Itajaí com belo pôr do sol ao fundo.- Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Imagem de surfistas caminhando na Praia Brava de Itajaí com belo pôr do sol ao fundo.- Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

Por Guia Viagens Brasil Texto: Andrea Nunez Fotos:  Ricardo Junior 07 de outubro de 2019


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.