10 motivos que fazem PORTO DE GALINHAS ser tão cobiçado no Brasil

Avalie este artigo

Porto de Galinhas é um dos destinos mais procurados pelos turistas no Brasil. Sua beleza sem igual justifica boa parte desse desejo de ser mais um entre tantos outros turistas que escolhem a vila para desbravar. Sua fama, que ultrapassa as fronteiras nacionais, destaca o mar verde esmeralda do local e as imensas piscinas naturais.

Porém, há muito mais por trás desse lindo local na cidade de Ipojuca, no litoral sul de Pernambuco, para que turistas de todo o mundo se encantem a ponto de elegê-lo um dos melhores destinos brasileiros.

A praia de Porto de Galinhas é mundialmente conhecida por suas piscinas naturais e seu mar de cor verde esmeralda.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Compartilhe esta imagem:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

 

1. Nem tão perto, nem tão longe

Porto de Galinhas não fica logo ali, do lado, mas chegar até lá não tem mistério. Para quem desembarca em Recife, são apenas mais 60 km de estrada para encontrar esse disputados destinos do litoral brasileiro.

A estrada é acessível para quem está de carro; há linhas de ônibus que passam pelo aeroporto e levam até a vila de Porto de Galinhas ou, ainda, para quem não quer nem dirigir e tampouco esperar o transporte público, a oferta de serviços de transfers é imensa e levam o visitante até a porta do seu hotel. Ou seja, é fácil, fácil.

 

2. As galinhas: uma atração a parte

Sim, galinhas por todo o lado. O nome da vila, que tem origem em uma história local, hoje é usado para fazer graça aos turistas, que encontram nas ruelas da vila imagens divertidas de galinhas além de lembrancinhas de todos os tipos com o animal.

Diz a lenda que após a abolição da escravatura, escravos eram comercializados ilegalmente em portos vizinhos às cidades grandes. Para não levantar suspeitas, eles vinham embaixo de engradados de galinhas d’angola. Assim, quando o barco atracava, usavam como código a frase ‘tem galinha nova no porto’, avisando aos interessados que havia chegado novos escravos no local.

O resultado da brincadeira com a inusitada decoração é um vilarejo praiano charmoso e diferente de qualquer outro pelo Brasil a fora, além de divertidas fotos com as estátuas de galináceos que são levadas de recordação por quem passa por lá.

 

3. À gosto do freguês

Com estrutura de primeira para receber os visitantes, Porto de Galinhas consegue atender a todos os tipos de fregueses. Casais apaixonados encontram uma atmosfera romântica no ar; grupo de amigos se agitam com o movimento e badalação das praias e bares da vila; famílias podem garantir seu cantinho na areia para um agradável dia de sol e até mesmo a terceira idade tem seu lugar à sombra para perder a noção do tempo ao apreciar o movimento da praia.

Porto de Galinhas oferece uma excelente estrutura de restaurantes, lojas, hotéis, pousadas e resorts que atendem a todos os tipos de visitantes.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Com estilos tão diferentes em um mesmo lugar, o que não falta por lá é estrutura de hotéis e restaurantes para todos os gostos e bolsos. De albergues a resorts de luxo, passando por pousadas pequenas e aconchegantes. De bares e barracas de praias mais simples até grandiosos restaurantes que apresentam no cardápio a mais refinada culinária. Uma rápida passada pela vila já é o suficiente para perceber que Porto de Galinhas realmente sabe como agradar a todos.

 

4. As piscinas naturais e a mágica falta de pressa

Pôr os pés na areia ao chegar na praia principal do vilarejo, por si só, já é uma das atrações imperdíveis oferecidas nesse paradisíaco destino. Porém, há muito mais para desbravar em uma região tão rica de belezas naturais. A começar pelas piscinas, que atraem turistas de todo o mundo. Graciosas jangadas coloridas, que deslizam sobre o mar tranquilo, levam os turistas até as belíssimas piscinas naturais que são formadas em meio aos corais distantes 200 metros da costa.

As piscinas naturais de Porto de Galinhas são perfeitas para perder a noção do tempo e não mais querer sair.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Ali é possível caminhar pelos arrecifes, mergulhar com os peixes, apreciar a natureza marinha com snorkel e curtir a água mansa. E é bem ali, nesse ponto, que um sentimento que mais parece mágico toma conta dos turistas: a completa falta de pressa de sair dali. Ir embora? Para que? Se não fosse o fato de a maré subir e, com isso, cobrir as piscinas, seria ali mesmo que os visitantes de Porto de Galinhas passariam seu dia inteiro.

Por isso, fica a dica, atenção na tábua de maré para aproveitar ainda mais o passeio.

 

5. Com emoção ou sem emoção?

Para ultrapassar os limites da praia principal, passeios de buggy são oferecidos aos visitantes. Desde longos a curtos, com emoção ou sem emoção, esse típico e divertido tour nordestino desbrava o litoral vizinho a Porto de Galinhas, passando por diversas praias da região.

A Praia de Maracaípe é famosa por suas boas ondas e atrai surfistas e grupos mais jovens.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A Praia de Macaípe é famosa por suas boas ondas. Ali o público é formado por surfistas e pela turma jovem, que movimentam a faixa de areia e seus barzinhos. Já a Praia de Muro Alto – que recebe o nome por ter uma parede de areia imensa que a torna fora do comum – tem o mar calmo e formação de piscinas naturais assim como a praia principal, porém, por receber menos pessoas, é ideal para quem busca a cobiçada tranquilidade. É ali também que está a concentração dos luxuosos resorts da região.

 

6. Não é só de mar que se faz Porto de Galinhas

Saia do comum e embarque no passeio pelo manguezal de Ipojuca, que desbrava o grande berçário marinho ao partir em uma jangada do Rio Maracaípe até os caminhos estreitos do mangue. No percurso, a explicação sobre a riqueza da região, a importância de sua preservação e a presença ilustre dos curiosos cavalos-marinhos.

Outra opção de passeio em Porto de Galinhas é ver Cavalos Marinhos no seu berçario natural.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

7. A surpresa guardada no fundo do mar

Porto de Galinhas guarda ainda mais surpresas para os visitantes, que estão muito bem guardadas, por sinal: no fundo do mar. Pela excelente visibilidade das águas que banham essa região do litoral pernambucano – chegando a até 25 metros abaixo da superfície -, a vila é destino cobiçado pelos amantes do mergulho ou pelos que tem interesse em ter a primeira experiência embaixo do mar, fazendo o batismo. Lá é possível avistar três antigos navios naufragados que, somado à rica vida marinha, transformam a experiência em momentos inesquecíveis.

Águas transparentes e uma grande diversidade marinha fazem de Porto de Galinhas um dos destinos mais procurados pelos amantes de mergulho.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

8. Quer mais praia? A dos Carneiros é logo ali

Outra ótima oportunidade oferecida aos turistas que vão a Porto de Galinhas é o passeio até a Praia dos Carneiros, que pode ser feito de barco ou via terrestre. A praia está localizada na cidade pernambucana de Tamandaré, a 60 km de Porto de Galinhas, e está no ranking das dez praias mais bonitas do país.

De mar calmo e com grandiosas piscinas naturais, vale tirar um dia para sair de um paraíso e desembarcar em outro. No final, a garantia de que a região é realmente de surpreender pela exuberante natureza.

A Praia dos Carneiros em Tamandaré fica à 60 km de Porto de Galinhas mas a viagem compensa. A beleza do encontro do rio Ariquindá com o mar é indescritível.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

Você está conferindo os motivos que fazem de Porto de Galinhas um dos destinos mais cobiçados do Brasil. Se está gostando das dicas da cidade, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

 

9. O agito da vila

Após dias recheados de belíssimas atrações, o lugar certo para passar a noite é o centrinho da vila de Porto de Galinhas. Bares, restaurantes e festas estão espalhados por suas estreitas vielas. Se delicie com os pratos típicos da região que não economizam em peixes e frutos do mar – sempre fresquinhos -, experimente as frutas típicas nordestinas e mate o desejo de comer doces com as mais inusitadas criações que a vila oferece.

 

10. O refinado artesanato

Muito além de feirinhas típicas de praias, Porto de Galinhas apresenta aos turistas um artesanato refinado, de bom gosto e que representa muito bem a cultura nordestina que, diga-se de passagem, sabe como ninguém valorizar os detalhes das peças. Ah, e não se esqueça de comprar uma galinha de lembrança para você!

 

E então, precisa de mais motivos para fazer as malas e embarcar rumo a essa delícia de destino? Mas na volta não esqueça de contar pra gente no nosso Facebook como foi sua viagem!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Flávia Médici Fotos:  Ricardo Junior 09 de setembro de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.