10 Melhores praias de FLORIANÓPOLIS

Avalie este artigo

Conhecida como Ilha da Magia, Florianópolis faz jus ao apelido e possui uma orla encantadora. A capital de Santa Catarina se estende em uma ilha com belezas naturais incríveis, apresentando uma grande variedade de cenários de estarrecer qualquer visitante.

São dunas, morros, lagoas, muito verde, manguezais, montanhas e um total de 42 praias, a maior parte paradisíaca. Por tanta beleza e um povo acolhedor, Florianópolis faz parte da rota turística nacional e internacional.

Apesar da difícil tarefa de selecionar as praias mais bonitas da cidade, conseguimos separar dez das mais interessantes, que são rota certa para sua próxima viagem! Confira.

1 – Praia Lagoinha do Leste

A praia mais selvagem de Florianópolis também é considerada a mais bonita por moradores e turistas. Lagoinha do Leste é considerada misteriosa, já que há lendas de bruxas que a utilizam para rituais, pois a praia é de difícil acesso, chegando apenas de barco ou a pé. Verdade ou não, elas acertaram no cenário que é dos deuses!

fotografo-praia-lagoinha-do-leste-florianopolis-sc

O mar é aberto e forte, com dois costões do lado direito e esquerdo que quase formam uma enseada. O nome Lagoinha vem de uma pequena lagoa ao lado do costão esquerdo. Suas águas são quentes e escuras, com uma restinga ao lado.

A melhor forma de se chegar a pé é através da Praia do Matadeiro, uma trilha relativamente difícil de caminhar. Ao fim da praia, pelo seu costão direito, o caminho da trilha se inicia e logo no começo já é muito cansativo, exigindo um bom preparo físico para suportar subidas íngremes e mata fechada. Para amenizar, no caminho há um córrego com água fresca e sombra para um descanso rápido. Após essa parada, tudo fica mais tranqüilo e é hora de apreciar a vista magnífica.

Confira imagens em 360 graus da Praia Lagoinha do Leste.

A volta pode ser feita pelo costão direito, subindo a trilha pelo Pântano do Sul, mais rápida, menos rigorosa e menos atraente também.

O sacrifício para ir e voltar vale a pena! A natureza oferece paisagens lindas, grutas, água doce, um mar encantador, costões e muito verde. A praia é bem rústica e deserta, ótima opção para curtir a natureza e relaxar!

2 – Ilha do Campeche

A Ilha do Campeche fica em frente a Praia do Campeche, no lado leste de Florianópolis. As belezas da ilha englobam um riquíssimo ecossistema e patrimônio arqueológico, que vale a pena o passeio. A Ilha está sob os cuidados do IPHAN e de associações que ajudam a conservar o lugar.

mar-azul-praia-do-campeche-florianopolis-sc

Cercada por costões e morros da Mata Atlântica, há uma única praia de rara beleza. O mar que varia de azul turquesa e verde, tem poucas ondas e há formação de piscinas, ideal para crianças. A areia é fininha e muito branca, que com as cores do mar foram um lindo contraste.

O local possui mais inscrições rupestres que a Ilha de Santa Catarina, a Ilha do Arvoredo e a Ilha das Aranhas juntas. Há mais de 100 petróglifos em 10 sítios arqueológicos, nove estações líticas, sítios de ocupação e monumentos rochosos que a fazem ainda mais especial.

Para chegar ao local só de barco que atracam na Praia da Enseada, o único local onde é possível visitar. Só monitores do IPHAN podem guiar os turistas aos locais onde há sítios arqueológicos e há uma taxa para visita. Além disso, o passeio só é possível em dias bons e sem possibilidade de chuva.

A Ilha do Campestre só possui um restaurante e nenhum tipo de comércio.

3 – Praia da Daniela

Casas de luxo se misturam a casas tradicionais e simples na Praia da Daniela. Sua principal característica é a vegetação que invade a água do mar. Ela possui uma ponta de areia bem clara e fina, onde o mar tem todas as definições de uma baía e águas muito calmas, de temperatura morna.

Sem a badalação de outras praias próximas, a Praia de Daniela tem poucos serviços e é mais propícia a caminhadas e para aproveitar as águas tranquilas. É perfeita para famílias e crianças, e para exercícios na areia.

Na região não havia habitantes e nem construções, por ter um solo lodoso e úmido de manguezal, até que em 1970 foi autorizado o loteamento do local e a entrada de uma construtora para urbanizar ao redor da praia. Hoje há muitas casas de veraneio, além de poucos bares e comércio.

4 – Praia da Joaquina

Santuário dos surfistas e local de diversas competições nacionais e internacionais, a Praia de Joaquina ou Joaca – para os mais íntimos – tem ondas bem grandes e fortes. Por isso, atrai um público mais jovem e esportista, apesar de também receber famílias interessadas nos banhos mais próximo à orla e na beleza de suas famosas dunas.

praia-joaquina-florianopolis-sc-1798

Há muitas rochas na praia a esquerda, com pedras enormes e de uma beleza singular. Ela é o lugar ideal para assistir ao pôr ou nascer do sol. A praia é uma das mais movimentadas em alta temporada.

Suas areias são bem claras e finas, e o mar cristalino! Por ser aberta para o Oceano Atlântico e ter um relevo do fundo bem inclinado, há locais onde a profundidade aumenta muito de repente, a conhecida praia de tombo.

As dunas de Joaquina são uma beleza a parte e merecem uma subidinha e, claro, uma descidinha (da maneira que você preferir)!

salto-dunas-joaquina-florianopolis

5 – Praia Mole

A praia mais badalada de Florianópolis alia agito, esporte, gente bonita e jovem para aproveitar o surf, ver e ser visto. Em suas encostas há rampa de decolagem de parapente, que incrementa ainda mais o visual.

Com bares por toda a orla, restaurantes, música ao vivo e festas com DJ, a praia é animada não só no verão, mas até no inverno. No lado esquerdo da praia há uma parte voltada para o público LGBT.

guarda-sol-praia-mole-florianopolis-sc

Porém, para o mergulho ela é considerada a mais perigosa. Suas águas possuem ondas altas e fortes, com características de tombo e são abertas para o Oceano Atlântico. A água é límpida e gelada, a areia é fofa e grossa como uma areia movediça (daí a origem de seu nome), com uma vegetação rasteira no entorno.

Para chegar até ela é necessário seguir uma pequena e simples trilha, saindo da rodovia SC-406. Há um estacionamento próximo também para quem deseja ir de carro.

Você está conferindo nossa lista de Top 10 praias de Florianópolis. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

6 – Praia da Galheta

A Praia da Galheta é a única do local para o naturismo. Ela está localizada no Parque Natural Municipal da Galheta e tem preservação permanente. Por isso é rústica e semideserta, com acesso somente por duas trilhas de dificuldade de média a difícil.

Mesmo sendo próxima a praias movimentadas, ela mantém seu clima de paraíso o ano inteiro, até mesmo em alta temporada. Os naturistas a frequentam exatamente pelas suas características de discrição, desde os anos 70. Também atrai surfistas em busca de suas boas ondas, mesmo não sendo badalada como as outras.

Quer saber mais da cidade? Confira o Guia Completo de Florianópolis clicando aqui.

A praia tem muitas belezas com paisagens exuberantes causadas pela vegetação rasteira e as montanhas. Dentre esses encantos há pequenas vertentes de água doce que surgem dos morros ao seu redor, onde é possível uma ducha de água potável, gelada e limpa. Sua areia é branca, fina e o mar com águas cristalinas e moderadas, oscilando entre ondas e a falta delas.

Foram os próprios naturistas quem lutaram pela criação do Parque Natural Municipal de Galheta, para que a preservação do espaço fosse permanente. É proibida a construção de qualquer imóvel e até mesmo camping. Assim como é proibida a entrada de veículos e animais domésticos.

7 – Jurerê Internacional

A Praia de Jurerê Internacional é a mais conhecida no exterior de Florianópolis. Até mesmo o The New York Times a incluiu em uma matéria, afirmando ser o destino mais valorizado do litoral brasileiro. Conhecida como a “Miami Brasileira”, há restaurantes da moda, bares luxosos, beach clubs, e muitas festas que envolvem o lugar.

badalada-praia-jurere-florianopolis-sc

Antiga Praia da Ponta Grossa, ao virar Praia do Jurerê Internacional perdeu o jeito de praia de vila dos pescadores através da especulação imobiliária e da urbanização do local. Seu novo nome foi dado por uma construtora também chamada de Jurerê. Hoje a praia tem mansões e carros importados, com helicópteros e iates rodeando o local e muita gente rica e jovem.

Mas, a praia possui ainda suas belezas naturais. A água tem temperatura morna no verão, com ondas calmas, que arrebentam bem próxima a praia, ideal para banhos. O relevo do fundo é irregular, com bancos de areia e formação de piscinas naturais que se moldam com as ondas. Sua areia é amarela clara, fina e de longa extensão, ótima para tomar um banho de sol e curtir a badalação.

8 – Praia de Moçambique

A Praia de Moçambique é a mais extensa da cidade e até mesmo do Estado. Por fazer parte do Parque Florestal do Rio Vermelho, sua beleza permanece sem a especulação imobiliária, já que não há nenhum tipo de construção ao redor, nem excesso de turistas e sua natureza é preservada.

bela-praia-mocambique-florianopolis-sc

As dunas cortam a praia e a vegetação rasteira envolve a areia e o mar, causando um belíssimo visual. Suas areias são claras, com ondas muito agitadas e largas, ótimas para o surf. O mergulho não é indicado pela sua alta salinidade e por ser uma praia oceânica com mar aberto e de tombo. É sempre muito fria, independente da época do ano.

A pesca amadora é permitida, onde há siri pintadinho, peixes como tainha e o molusco moçambique, que dá nome ao lugar.

9 – Praia dos Naufragados

A última praia do sul de Florianópolis reserva não só uma grande beleza como também uma natureza intocada e ruínas de antigas construções. Seu nome foi dado pela história de um naufrágio onde os sobreviventes se refugiaram no local.

Confira aqui Hotéis e Pousadas em Florianópolis.

Para se chegar a praia só de trilha ou de barco. A trilha é feita em boa parte com mata fechada e dura uma hora de caminhada ininterrupta. Não há comércio nem construções no local, só bares de moradores da vila de pescadores.

Com areias brancas, as águas de azul escuro possuem ondas muito bravas do mar aberto, que são emolduradas por uma enseada e por belas pedras que parecem terem sido esculpidas. Completando o cenário um rio desemboca no oceano.

10 – Praia da Armação

O cenário da Praia da Armação é lindo, principalmente pelos barcos atracados. A comunidade pesqueira do lugar é muito forte e os mais importantes núcleos pesqueiros da região. Tudo isso dá um clima muito praieiro e rústico, mesmo sendo localizada na região central.

foto-praia-da-armacao-florianopolis-sc

A Igreja de Sant’Ana foi construída em 1772 e não mantém suas mesmas características arquitetônicas originais. Apenas alguns traçados da reforma feita em 1838 permanecem, já que a fachada original foi totalmente refeita em 1948. É o ponto religioso dos pescadores.

igreja-praia-armacao-florianopolis

Há uma vida normal e até agitada ao redor da praia, com bares, restaurantes e comércio, casas de veraneio e de moradia. A Praia da Armação é o segundo lugar mais visitado da cidade, com muito lazer a noite na alta estação e opções turísticas. Apesar desse movimento, faz parte de seu charme o silêncio e o clima de pesca que ainda permanece no local.

***
É impossível resistir a tantas praias lindas, não é? Agora é só fazer as malas e partir para uma incrível viagem para Florianópolis!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 03 de março de 2017


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.