AS 10 MELHORES PRAIAS DO CEARÁ

Avalie este artigo

As praias do Ceará estão sem dúvida entre as mais belas do Brasil. Quase todas as praias da costa litorânea cearense abrigam belezas únicas e encantos particulares, mas existem algumas que se destacam mais do que as outras e são justamente essas que selecionamos para entrar na lista das 10 melhores do estado. Existem aquelas mais estruturadas e badalas com mil e uma opções de lazer, outras voltadas para os praticantes de esportes como kite, wind e surf e esportes à vela, outras desertas voltadas para pessoas mais sossegadas que preferem relaxar e contemplar a natureza e algumas outras que se destacam pela rusticidade e até presença de mangues em plena praia. Apesar das variações, a presença de dunas, lagos e falésias já é uma constante nas praias do Ceará. Aproveite o passeio na região para conhecer as bucólicas aldeias de pescadores e valorizar o artesanato.

 

Ponta Grossa – CE

Ponta Grossa permanece distante, como um cenário intocado da natureza. O seu acesso é possível após percurso de bugue por entre inúmeras praias. A 54 quilômetros de Canoa Quebrada, a dificuldade da chegada ao ponto final compensa pela beleza: são dunas enormes onde pode-se praticar o divertido esquibunda até as águas refrescantes ou apenas avistar a imensidão da praia, recifes ideais para mergulhos e falésias de tons avermelhados da onde se tiram as areias coloridas usadas frequentemente no artesanato cearense.

Foto da praia de Ponta Grossa no Ceará -  Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Morro Branco – CE

O cenário característico da costa litorânea do Ceará se apresenta com toda sua exuberância em Morro Branco. A praia abriga as incríveis dunas gigantes perfeitas para brincadeiras que desembocam em plena água e um labirinto de falésias de todos os tamanhos e cores que permeiam o branco, cinza, amarelo e diferentes tonalidades de vermelho que formam um degradê impressionante. Tem boa estrutura de barracas para servir os exigentes turistas da região. Lembre-se de realizar o divertido passeio de bugue.

Foto da praia de Morro Branco no Ceará -  Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia do Futuro – CE

A praia do Futuro é a mais famosa do estado e também a melhor estruturada. A ampla praia (são 25 km de extensão) reserva as melhores barracas com gastronomia típica: lagostas, camarões, casquinhas de siris e pescados sempre fresquinhos fazem parte do cardápio. Visitada por todo perfil de turistas contempla água limpa, quentinha e de ondas fortes é boa para banhos e barracas no entorno que oferece duchas refrescantes para amenizar o calor. Apresentações típicas podem surpreender o turista de dia ou à noite.

Foto da praia do Futuro em Fortaleza, Ceará -  Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Cumbuco – CE

A vila de pescadores abriga a bela praia de Cumbuco. Atividades na areia e na água são os principais atrativos da extensa praia, dentre eles, destaque para o passeio rústico de carona nas coloridas jangadas de pescadores, passeio em cima de carismáticos jegues e os passeios radicais de bugues pelas dunas. O esquibunda nas dunas gigantes e o kite ou windsurf também podem ser praticados pelos adeptos e corajosos. Uma lagoa ali próxima, rodeada de barracas convida a passeios de lancha, caiaque e jet-ski.

Foto da praia de Cumbuco, no Ceará -  Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Taíba – CE

Os kitesurfistas, windsurfistas, surfistas e sandboarders são os principais visitantes dessa praia que denota condições favoráveis para as práticas, mas isso não impede que outros turistas, amantes da natureza curtam suas belezas naturais. A rústica vila de pescadores no entorno propicia momentos de tranquilidade. A praia, como é comum no Ceará, apresentam dunas, formações rochosas e falésias. Alguns riachos e piscinas naturais tornam o ambiente ideal para banhos relaxantes e a contemplação do encontro do rio com o mar, chamado Barramar.

 

Lagoinha – CE

Lagoinha é uma praia que reserva muitos encantos de encher os olhos dos turistas. Os mais animados podem se divertir nos passeios de catamarãs, pau de arara e bugue por um preço único. É a melhor forma de desbravar a região, dentre dunas e água cristalina. As barracas dispostas na praia também são um dos principais atrativos, pois oferecem serviços interessantes e comidas a preços justos e pratos fartos, imprescindível para repor as energias de um dia empolgante.

Foto da praia da Lagoinha , no Ceará -  Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Icaraí de Amontada – CE

A vila de pescadores de mesmo nome, carinhosamente chamada de Icaraizinho pelos nativos, abriga águas que formam piscinas naturais em meio a recifes na maré baixa, trilhas em plena mata nativa nos arredores e permite a prática do wind e kitesurf devido aos bons ventos que sopram na região. Coqueirais imponentes se alinham nessa praia que forma boas sombras para se esticar na areia e apenas admirar a paisagem. A presença de barracas com quitutes saborosos também faz a cabeça dos turistas.

Imagem do pôr do sol em Icaraí de Amontada, no Ceará -  Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia do Preá – CE

A vila de pescadores denota todo o aspecto bucólico típico de uma verdadeira vila. A região é mais do que um simples destino de férias, é uma região abençoada e completamente preservada pelos moradores. Fica bem localizada, próximo ao famoso centro de Jericoacoara e o Parque Nacional de Jeri, onde se pode realizar passeios ecológicos a pé ou a cavalo. Kitesurfistas também se divertem na região, onde sopram ventos alísios ideais para a prática.

 

Praia de Jericoacoara – CE

A praia de Jeri se destaca pelas dunas gigantes que proporcionam vistas contemplativas e momentos de relaxamento. As lagoas entrecortadas pelo mar permitem banhos isolados nas águas rasas. Windsurfistas vêm e vão constantemente aproveitando os bons ventos. Um dos destaques desta praia é o pôr do sol, um dos mais belos do Ceará, da onde pode ser contemplado do alto das dunas de 30 metros. Além disso, uma ótima opção é lagartear deitado na areia ou nas espreguiçadeiras dispostas nas barracas do entorno.

Foto do pôr-do-sol nas dunas de Jericoacoara, no Ceará -  Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Barra dos Remédios – CE

Esta praia já foi nomeada pelas revistas de turismo como uma das mais belas praias desertas do Brasil. A praia é extremamente preservada e reúne encantos como mar cristalino, dunas brancas e lagos de água doce que se contrasta com a água salgada do mar. O destaque que diferencia esta praia das outras de Camocim é a presença de mangues com rica fauna, a qual é possível contemplar mais de perto por meio de passeios em embarcações.

Foto da Barra dos Remédios, em Camocim no Ceará -  Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Por Guia Viagens Brasil Texto: Andrea Nunez Fotos:  Ricardo Junior 17 de setembro de 2014


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.