10 DESTINOS PARA VOCÊ FUGIR DA FOLIA DO CARNAVAL

Avalie este artigo

O Carnaval está chegando e com ele toda agitação, música constante e aquela multidão de foliões que só pensam em se divertir.

Mas, se você não está no clima e quer ir contra o fluxo da maioria dos brasileiros, fique calmo! O Brasil é grande e há lugares sossegados para você aproveitar o feriado.

Para te ajudar na escolha, o Guia Viagens Brasil separou 10 destinos ideais para você!

 

Domingos Martins – ES

No interior do Espírito Santo, a 40 km de Vitória, Domingos Martins é uma cidade gostosa, com muita natureza na região serrana do Estado.

Domingos Martins conta com várias pousadas charmosas e bons restaurantes, além de passeios agradáveis até o Mirante do Cruzeiro para apreciar a beleza da região e no Parque Estadual da Pedra Azul, onde é possível praticar esportes radicais, como rapel, trekking, além de nadar em cachoeiras e piscinas naturais formadas pelos rios refrescantes da serra.

Links relacionados

 

Serra Gaúcha – RS

O Carnaval na Serra Gaúcha, a 120 km de Porto Alegre, é marcado pela vindima, a colheita das uvas realizadas de janeiro a março no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves e cidades vizinhas.

Nesta época, as vinícolas recebem turistas dispostos a ajudar na colheita das uvas nos parreirais e, após, degustar um bom vinho da região. Em alguns locais há uma demonstração da ‘pisa’, a antiga forma de produzir vinho a partir do pisoteio das uvas com os pés descalços. Diversão garantida.

Além disso, Gramado, Canela e Nova Petrópolis continuam lindas, com clima europeu, excelente gastronomia e muitos passeios românticos. Tudo para você fugir da folia com seu amor.

Linda e bucólica vinícola em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Linda e bucólica vinícola em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Links relacionados

Ilha de Boipeba – BA

Você pode estar pensando que estamos de brincadeira em indicar um lugar da Bahia para fugir do Carnaval, não é? Mas não estamos!

A Ilha de Boipeba, situada a 340 km de Salvador, no extremo sul baiano é um lugar tranquilo, onde trios elétricos passam longe. Em suas praias, nada de axé ou samba, só tranquilidade em meio a uma natureza riquíssima, que fez com a Ilha fosse reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade.

Andas pelas praias quase desertas, passeios de barco ou canoa e banhos nas piscinas naturais são as atrações irresistíveis da ilha.

Links relacionados

 

Serra da Canastra – MG

A 320 km de Belo Horizonte está a belíssima Serra da Canastra, um lugarzinho no interior de Minas Gerais aonde o Carnaval também não chega.

Para quem gosta de banhos de rio em água geladinha para refrescar o calor, a Serra é o local ideal. Dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra é possível conhecer a nascente do Rio São Francisco, se banhar em suas águas ao longo do percurso e observar sua primeira queda, a Cachoeira Casca D’Anta, com 186 metros de altura.

Várias fazendas na região também abrem suas portas aos turistas, com inúmeras opções de cascatas, cachoeiras e piscinas naturais.

Links relacionados

 

Bonito – MS

A cidade que já no nome o adjetivo que a identifica, Bonito, é outra opção excelente para época do Carnaval.

Apesar de alguns foliões fazerem festa no Centro, o entorno de Bonito tem várias opções de lazer em meio a natureza, com rios e lagos, grutas e paredões de pedras. A maior atração é sem dúvida a flutuação nos rios de água cristalina para observar os peixes multicoloridos e a incrível flora aquática. Para quem prefere ser mais radical o rafting é o ideal. Outro passeio bastante procurado é a visitação a Gruta do Lago Azul, cartão-postal da região que, como o nome já diz, é uma caverna com um magnífico lago de águas azuis profundas. Os mais corajosos podem ainda se aventurar com o rapel pelo Abismo Anhumas, com 72 metros de descida vertical.

Links relacionados

Foz do Iguaçu – PR

Na tríplice divisa Brasil, Paraguai e a Argentina, está Foz do Iguaçu, a 630 km de Curitiba, no extremo oeste do Paraná.

As famosas Cataratas do Iguaçu são uma das 7 Novas Maravilhas Naturais do Mundo, escolhidas por votação pela Fundação New7Wonders. E não é para menos: são 2.700 m e cerca de 275 quedas ao longo do rio, que produzem um espetáculo de águas e cores, pelo constante arco-íris em dias de sol.

A maior atração é o passeio de barco até a Garganta do Diabo, a maior queda, com 80 m de altura. É possível chegar pertinho e tomar um banho incrível nesta beleza natural.

Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as cataratas, em Foz do Iguaçu, Paraná. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as cataratas, em Foz do Iguaçu, Paraná.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Links relacionados

Chapada dos Veadeiros – GO

A 234 km de Brasília, já em Goiás, a cidade esotérica de Alto Paraíso de Goiás é a sede do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, um patrimônio natural mundial.

A cidade é um charme, envolta de mistérios e muito misticismo, e oferece boa estrutura de pousadas e alguns restaurantes. Ao redor, muitas cachoeiras, cânions, piscinas naturais, trilhas, minas de cristais e a fauna e flora típicas do Cerrado nas fazendas e também no Parque, que tem entrada a partir da vila de São Jorge.

Links relacionados

 

Pantanal – MT/MS

Vários hotéis e pousadas-fazendas estão com infraestrutura de primeira para receber os turistas no maior bioma da região, o Pantanal, que no verão está com os rios cheios, formando uma paisagem única.

Comida caseira, cavalgadas, redes para descanso, pescarias, safári fotográfico e focagem noturna de jacarés são as atrações que você pode esperar na região de Barão de Melgaço, Cáceres e Poconé (Mato Grosso) no chamado Pantanal Norte e em Aquidauana, Corumbá, Miranda e Porto Murtinho (Mato Grosso do Sul), no Pantanal Sul.

Links relacionados

Monte Verde – MG

O clima de Serra parece afastar mesmo o Carnaval. Outro destino ideal nesta época é Monte Verde, uma pequena vila no interior de Minas Gerais, a 1.300 metros de altitude.

Localizada a 450 km de Belo Horizonte, mas apenas 133 km de São Paulo, a vila de Monte Verde pertence a Camanducaia, ponto de referência para pegar estrada até lá.

Charmosas pousadas, lojas e restaurantes fazem lembrar uma vilazinha europeia, pela arquitetura típica alpina. E é ali no centrinho que várias empresas oferecem passeios pela Serra da Mantiqueira, com tours de jipe e quadriciclos, cavalgadas, rafting ou mesmo trekking, que pode também ser feito sem guia.

Links relacionados

 

Ilha do Mel – PR

A rústica Ilha do Mel é um lugar ideal para ir na época do Carnaval. Não que a ilha diminua o número de visitantes, pois nos feriados é sempre concorrida. Mas, devido ao clima tranquilo e alternativo dos visitantes.

O acesso à Ilha do Mel se dá por Paranaguá (1h30min de travessia), Pontal do Paraná (Pontal do Sul) ou por Morretes. Na ilha não há circulação de veículos motores, nem iluminação pública. Então, a paz reina após o entardecer, que pode ser admirado da Praia das Encantadas, onde estão os bares e restaurantes.

Além dos 35 km de praias, os cartões-postais da ilha são a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, o Farol das Conchas e a Gruta das Encantadas, que são visitados a partir de agradáveis caminhadas.

Praias das Encantadas, uma das mais lindas da Ilha do Mel, no Paraná. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praias das Encantadas, uma das mais lindas da Ilha do Mel, no Paraná.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Links relacionados

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 22 de janeiro de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.