10 Destinos incríveis para o Verão

Avalie este artigo

Ah o verão brasileiro! Há quem diga que é o melhor do mundo e não vamos querer discordar! Nosso país tem uma riqueza incrível, com destinos maravilhosos para todas as épocas do ano, mas o verão, em especial, ganha diversos pontos a mais em relação às outras estações. São praias, campos, serras, roteiros culturais, históricos e tantos outros que valem a pena conhecer entre dezembro e março, de cada ano.

O verão já começou, mas ainda é tempo de programar uma viagem de última hora e curtir alguns bons cantinhos do Brasil. Não sabe para onde ir? Veja esses 10 destinos para o verão, que são de apaixonar qualquer turista.

1 – Salvador – Bahia

Salvador é destino preferido para o verão dos brasileiros por infinitos motivos. O zum zum zum pela capital do axé music começa já em novembro, com os famosos Ensaios de Verão. Bandas locais como Harmonia do Samba, Psirico, Timbalada, É o Tchan e muitas outras reúnem seus fãs todas as semanas, durante o verão inteiro, para cantar, dançar e ensaiar os hits que devem bombar no carnaval da cidade.

foto-praia-porto-da-barra-salvador-bahia-brasil-0456

O réveillon da cidade sofreu uma mudança em 2013, com a tentativa de figurar entre os mais badalados do Brasil e parece que o incentivo vem dando certo. Com uma semana inteira de shows gratuitos, a prefeitura de Salvador fecha a Praça Cairú, em frente ao Elevador Lacerda e ao Mercado Modelo, para que artistas locais e nacionais se apresentem entre a última semana de dezembro e a primeira de janeiro.

foto-pelourinho-salvador-bahia-brasil-0729

O encerramento do verão fica por conta do carnaval da Bahia, que como canta Dodô e Osmar, é a “Oitava Maravilha”. Trios elétricos vãos às ruas da capital e trazem turistas do mundo inteiro para experimentar aquele que é considerado o maior carnaval do Brasil.

carro-ivete-sangalo-carnaval-salvador-ba

Claro que, além dessa festança toda, você encontrará uma cidade linda e cheia de graça lhe esperando. São várias praias para curtir de dia e de noite, como a Praia do Forte para curtir o pôr do sol, e dezenas de roteiros culturais e históricos de encantar, afinal, Salvador foi nossa primeira capital. Visitar o Pelourinho, com suas casas centenárias e coloridas, igrejas e monumentos da época do descobrimento é uma viagem no tempo.

foto-praia-farol-da-barra-salvador-bahia-brasil-foto-1089 (1)

2 – Recife e Olinda – Pernambuco

As duas principais cidades de Pernambuco, Recife e Olinda, também são atrativos perfeitos para quem deseja curtir um verão inesquecível.

recifeolinda

Em Recife você encontra uma diversidade maior de eventos culturais e que mostram a raiz pernambucana de perto. Dá para ver quase todos os dias apresentações de frevo, maracatu e bumba meu boi. Na época do carnaval, é aqui que acontece o famoso Carnaval Cultural de Recife, onde você confere shows de artistas de todos os estilos. Além dessa atração, o famoso Galo da Madrugada invade as avenidas do centro para a alegria dos foliões de plantão.

Recife ainda tem o Centro Antigo com casarios belíssimos e muitos bares e restaurantes. Um passeio charmoso que termina às margens do Rio Capibaribe, onde é possível fazer um passeio de catamarã.

foto-centro-historico-em-recife-pernambuco-8376 (1)

Em Olinda a perspectiva muda um pouco. Aqui você tem a vista do mar mais bonita da região e um roteiro histórico incrível, que conta bastante sobre alguns anos mais importantes do Brasil. No carnaval, bloquinhos de frevo sobem e descem as ladeiras de Olinda, com foliões fantasiados e muito empolgados com a fanfarra e os famoso bonecos gigantes.

Bonecos do carnaval - Recife - PE - Foto-8474

3 – Porto Seguro – Bahia

Não é à toa que a fama de Porto Seguro no verão é “o lugar onde tudo acontece”. Se você quer agitação para terminar ou começar o ano, aqui é o destino certo. Durante o ano inteiro, na verdade, a pequena cidade baiana é atraente, mas de dezembro até final de fevereiro festas acontecem todos os dias (e à noite) e gente bonita circula pelas barracas de praia que são verdadeiros complexos de eventos.

foto-praia-de-mundai-em-porto-seguro-bahia-6764

A companhia de dança Axé Moi apresenta-se com hits do verão e shows exclusivos, contanto com participação de artistas do axé, que vêm dar ‘aquela palhinha’ e mostrar porque o baiano é só alegria.

Além das músicas e festas, Porto Seguro também tem praias tranquilas, como a de Mutá, e muita história, pois foi na região que Pedro Álvares Cabral desembarcou em 1500 quando descobriu o Brasil. Um lugar obrigatório para visitar e conhecer mais nossa história é o Memorial da Epopeia do Descobrimento, ou Museu do Descobrimento, que tem até réplica de uma caravela.

museu-descobrimento-porto-seguro-ba-6135

Para descontrair e relaxar, nada melhor que curtir um barzinho e passear pela Passarela do Descobrimento (chamada de Passarela do Álcool). Lá o agito acontece principalmente à noite. No local também é possível ver e comprar artesanatos locais e muitos produtos deliciosos da região.

foto-passarela-do-alcool-em-porto-seguro-bahia-6038

Porto Seguro é um destino um pouco caro e que pede mais programação financeira, mas o investimento valerá muito a pena.

4 – Foz do Iguaçu – Paraná, Argentina e Paraguai

Para quem deseja um destino diferente e não tão caro, Foz do Iguaçu é o lugar ideal para suas férias de verão. Com menos de 1 mil reais você e um acompanhante conseguem parar um final de semana em um hotel mediano, com direito ainda ao traslado e passeio pelas famosas Cataratas do Rio Iguaçu.

foto-parque-nacional-iguacu-em-foz-do-iguacu-parana-brasil-foto-6866

Conhecer essas gigantes é impressionante, com direito a banho no passeio de barco, ou até mesmo nas passarelas se o volume d’água estiver alto. O Parque Nacional do Iguaçu fica do lado brasileiro e também do argentino, com atrações diferentes em cada um. Vale a pena conferir os dois!

foto-parque-nacional-iguazu-argentina-foto-8006

Se estiver com crianças, o Parque das Aves é encantador, onde os bichanos posam para fotos nos braços dos visitantes. Outro passeio incrível é conhecer a Hidrelétrica de Itaipu, a usina que produz boa parte da energia elétrica do Brasil. Ela é imensa e durante o passeio você entende melhor todo processo de ‘transformar’ água em luz.

foto-usina-de-itaipu-em-foz-do-iguacu-parana-brasil-foto-8089

Para quem gosta de meditar e relaxar, Foz do Iguaçu ainda tem o Templo Budista, um lugar lindo e zen.

 

O melhor de Foz do Iguaçu é que dá para aproveitá-lo também em outras culturas. Se você nunca saiu do Brasil é uma oportunidade! Como pede pouco investimento, dá para aproveitar os três lados dessa fronteira: o brasileiro, o paraguaio e o argentino e ainda fazer umas comprinhas do exterior!

É também um lugar mais tranquilo e sem grandes badalações. Férias perfeitas para toda a sua família.

5 – Serra Gaúcha – Rio Grande do Sul

Gramado e Canela já são roteiro certo de dezembro para milhares de turistas brasileiros. Pode até parecer estranho incluir a serra gaúcha em um roteiro de verão, porque sempre relacionamos esta estação ao calor e às praias. Contudo, dá para aproveitar o climinha de aconchego de uma serra também e você não vai se arrepender, pois as atrações dão inúmeras.

GramadoeCanela

O Natal Luz acontece durante todo o mês de dezembro em Gramado e você pode aproveitá-lo com toda a sua família. Fizemos um guia completo sobre as duas cidades para você se orientar melhor e saber o que fazer, você já viu? Além de Gramado e Canela, Bento Gonçalves, Garibaldi, Nova Petrópolis e Caxias do Sul também podem entrar em seu roteiro.

Você está conferindo 10 Destinos incríveis para o Verão. Se está gostando das dicas das cidades, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

6 – Praias Capixabas – Espírito Santo

O Espírito Santo é um dos destinos mais tímidos e graciosos do Brasil. Ainda é um estado pouco explorado, mas com uma infinidade de belezas admiráveis. As praias capixabas estão entre as mais belas do Brasil e você precisa conhecê-las. Por lá também acontecem shows, festivais e diversos eventos de verão, mesmo sem a grandiosidade e reconhecimento como os do Nordeste brasileiro.

foto-praia-camburi-vitoria-es

As praias de Camburi e Ilha do Boi, em Vitória, estão entre as mais próximas da cidade que mais agradam os capixabas e turistas. A cidade vizinha de Vila Velha também tem praias deliciosas, como a Praia da Costa, a mais agitada.

pessoas-praia-da-costa-es

E para quem está disposto de se deslocar mais um pouco, a agitada e conhecida Guarapari é destino certo, com várias praias, para todos os gostos e estilos, e muito agito. A Praia da Areia Preta figura entre as que você deve colocar na sua lista de visitação em Guarapari.

fotografia-praia-das-virtudes-guarapari-es

7 – Rio de Janeiro e Búzios – Rio de Janeiro

É claro que a Cidade Maravilhosa não poderia ficar de fora da nossa lista. Além de um super guia completo do Rio de Janeiro, você também encontra ótimas dicas em outros posts para aproveitar a cidade.

belezas-do-arpoador-rj

É até um pouco injusto dizer que o Rio é um destino de verão porque a cidade ferve o ano inteiro e, independente da época que você chegar aqui, encontrará um lindo sol e o mar chamativo de Ipanema, Copacabana, Leblon e companhia. Isto tudo sem falar do Pão de Açúcar, da Floresta da Tijuca e do Corcovado com o Cristo Redentor de braços abertos.

lindo-anoitecer-cristo-corcovado-rj

Não esqueça, ainda, do carnaval. É verão e o carnaval sempre acontece nessa estação. Tanto as famosas escolas de samba cariocas como os bloquinhos de rua são uma atração à parte para quem está na cidade.

E pertinho da capital, Búzios ganha um charme especial no verão, pois a cidade recebe inúmeras programações de férias e muitos turistas que deixam as baladas ainda mais agitadas. Já fizemos um post completo da cidade, pois ela merece!

pedras-praia-azedinha-buzios-rj

As praias ficam mais azuis e a vila repleta de opções de bares e restaurantes, além do comércio charmoso já tradicional. O passeio pela orla da Praia da Armação e a foto de Brigitte Bardot são imperdíveis.

monumento-bronze-praia-da-armacao-buzios-rj

8 – Fortaleza – Ceará

Voltando para o Nordeste, Fortaleza está entre os destinos mais chamativos dessa época, principalmente para quem viaja com a família inteira.

pessoas-caminhando-praia-do-centro-fortaleza-ce

A cidade tem uma estrutura montada toda para receber turistas de diversas faixas de idade e com diferentes gostos. É um dos destinos gay friendly de maior destaque do Brasil e se você procura baladinhas GLS vai se encontrar na capital cearense.

O réveillon de Fortaleza já figura entre os maiores do Brasil, chegando a reunir mais de 1 milhão de pessoas, de diferentes nacionalidades, para curtir no Aterro da Praia de Iracema a queima de fogos e o show gratuito organizado pela prefeitura da cidade. O pré-carnaval da cidade também é muito conhecido é tradicional para quem busca diversão para os finais de semana de janeiro.

Além das festas, há as praias. As centrais, como a de Iracema, é point de esportes, caminhadas e petiscos na orla. Já a Praia do Futuro oferece uma ótima infraestrutura e um mar irresistível.

pranchas-praia-do-futuro-fortaleza-ce

Próximo a Fortaleza não dá para deixar de ir no Beach Park, um parque aquático com atividades e diversão para toda família.

9 – Jericoacoara – Ceará

A graciosa Jeri mereceu um post inteiro para mostrar a quantidade de atrativos que você encontrará durante o verão. O pequeno reduto de pescadores do interior cearense se transformou no paraíso para aqueles que buscam destinos paradisíacos sem gastar muito.

caiaque-lagoa-do-paraiso-lagoas-de-jijoca

Nos meses de verão, mesmo com toda tranquilidade aparente, muitas festas acontecem em Jericoacoara, entre festas gratuitas, luais e raves. As atividades aquáticas nas Lagoas Azul e Jijoca/Paraíso se intensificam, com caiaques, stand up paddle, redário na água, e várias outras modalidades.

Na Praia de Jericoacoara dá pra fazer caminhadas, andar de bike, jogar futebol ou vôlei, subir nas dunas, se jogar no mar, ou simplesmente deitar na areia e contemplar toda beleza da região!

Praia Jericoacoara - Ceará - Foto-9383

10 – Natal – Rio Grande do Norte

O último destino da nossa lista não poderia ser longe do Nordeste. A região é praticamente toda voltada para o verão, mesmo mesclando entre destinos mais agitados e outros mais tranquilos, como é o caso de Natal, capital do Rio Grande do Norte, conhecida como Cidade do Sol. O município é o segundo menor do país, ficando atrás apenas de Vitória, no Espírito Santo, mas possui uma grandiosidade de belezas que é de invejar os grandes centros urbanos do Brasil.

foto-praia-de-cotovelo-em-natal-brasil-8859

Curta as dunas de Genipabu, faça passeio de bugue, ande de dromedário, aproveite todas as praias deliciosas, visite o Maior Cajueiro do Mundo e prove os sabores desta terra com sua culinária de primeira.

foto-dunas-de-genipabu-em-natal-brasil-8353

Além disso, visite o Forte dos Reis Magos, a Ponte Newton Navarro, a Pinacoteca Potiguar, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno e tantos outros lugares de apaixonar. Siga as dicas do nosso guia completo de Natal e você encontrará muitos outros atrativos.

foto-forte-dos-reis-magos-em-natal-brasil-8510

Já falamos de 10 destinos, mas poderíamos incluir facilmente Maceió, João Pessoa, Aracaju, Curitiba, Florianópolis e todas as belas regiões do País, afinal, o Brasil é um país tropical e lugar para ir no verão é o que não falta!

Vale lembrar que a lista acima não obedece nenhuma classificação de melhor ou pior. Destacamos os destinos de forma aleatória e a preferência fica por sua conta!

Mas e aí, qual vai ser o seu destino de verão? Conta pra gente para onde resolveu viajar e suas expectativas!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 22 de janeiro de 2016


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.