Ituberá

Publicidade

Translator / Tradutor

Ituberá é uma cidadezinha ao sul da Bahia. Pequena, oferece poucos serviços comerciais e praias praticamente intocadas por ficarem próximas às vilas de pescadores. Porém, essa rústica cidadela oferece calmaria de sobra para um turista cansado através de passeios de barco desbravando as ilhas do entorno, onde aí sim é possível se banhar nas águas turvas que se misturam com os rios da região sem precisar competir espaço com outros banhistas. A sensação de tranquilidade é um dos pontos fortes de Ituberá, a 182 km da capital.

Outro ponto de destaque da cidade, que atrai os turistas que passam por ali é a Cachoeira Pancada Grande com 40 metros de comprimento que fica muito bem localizada entre as encostas e manguezais do Canal do Serinhaém. O local serve de abrigo às ruínas de uma antiga hidrelétrica. Esta cachoeira é ponto de visitação para percursos em meio à mata, da onde é possível realizar trilhas e observar a rica vegetação local composta por bromélias, orquídeas e manguezais. Lá do alto de uma colina que serve de mirante se vê uma vista privilegiada da igreja Santo André com arquitetura clássica e a matriz de Nossa Senhora da Conceição. A cachoeira é margeada por 40 km de praias desertas que estão à disposição para serem desbravadas. A extensão dos 320 km das terras preservadas também abriga fazendas tradicionais.

Em outra cachoeira em Ituberá é possível praticar o rapel, aventureiros tem um prato cheio de diversão em meio à água. Porém, é indicado apenas para experientes, uma vez que a cascata é a maior da Costa do Dendê, tem uma forte vazão advinda do Rio das Almas e abriga rochas escorregadias. A cachoeira tem cerca de 90 metros de altura e três gigantescos degraus de pedras que podem surpreender os desavisados. Por isso, a cascata também recebe o nome de Três Pancadas. Alguns circuitos culturais também são oferecidos por guias locais e duram cerca de três dias. O roteiro inclui estada na fazenda, acompanhamento da rotina dos agricultores, visitação ao Rio das Almas dentro da Mata Atlântica, apreciação da fauna e a flora, visitas aos quilombos da região, plantações de cacau, cravo, guaraná, pimenta, piaçava, urucum e dendê e mergulhar nas praias selvagens. Neste passeio o turista pode se deleitar também com a gastronomia regional rica em frutos do mar caprichosamente preparados pelos moradores.

No entorno encontram-se boas opções de hospedagem, como o frequentado Paraíso das Águas Hotel, situado na área de reserva natural e com um clima de tranquilidade inspirador. Possui apartamentos aconchegantes e bem equipados, piscina de água corrente, aquário natural, cachoeira atrás do hotel, trilha ecológica, redes artesanais para relaxamento e espaços repletos de verde para contemplação. Um restaurante também serve pratos regionais aclamados pelos turistas com frutos do mar e também pratos vegetarianos. A cidade também abriga outros restaurantes recomendado pelos nativos.

Conheça Salvador

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site