Ilha de Itaparica

Publicidade

Translator / Tradutor

A Ilha de Itaparica é a maior ilha da Baía todos os santos e abriga praias banhadas de águas azuis, calmas, mornas e, por isso, são indicadas para banhos relaxantes em meio à natureza. Esta ilha é o destino mais indicado para turistas que querem fugir da agitação da capital e de outras cidades da Bahia. Aqui, o sossego é garantido nas pousadas, nas praias ou até mesmo nas ruas recheadas de história. Falando em praia, são mais de 40 km de praias paradisíacas. A ilha é dividida em dois municípios, onde se concentram o centro comercial chamado de Mar Grande, são eles: Itaparica e Vera Cruz.

As praias têm águas calmas, compostas por recifes que formam piscinas naturais e rodeada de pedras, da onde se explica o nome “Itaparica” que significa “cerca de pedras”. Na extremidade da Vera Cruz, encontram-se algumas enseadas quase desertas como a Berlinque. Para quem procura um pouco mais de infraestrutura nas praias é possível encontrar barracas nas praias Ponta da Areia e Itaparica. Outras praias que também podem ser desbravadas são Cacha-pregos, uma das mais frequentadas, situada em uma vila de pescadores; Aratuba, onde se pratica a pesca de arremesso e local que formam-se bancos de areia gigantescos de até 3 km; Tairu com areia fina boa para caminhadas; Conceição com mar fechado e de ondas fracas; Penha ideal para praticantes de esportes náuticos; Amoreiras repleta de amendoeiras; Barra Grande com mar agitado; Barra do Pote que funciona como porto natural para embarcações; Coroa repleta de coqueiros e pouca infraestrutura; Barra do Gil perfeito para mergulho livre e pesca de polvos e Praia do Forte com um dos cenários mais deslumbrantes.

Vale também um passeio pelo centro histórico que reúne o Casarão Solar do Rei datado de 1606, Fonte da Bica única do país que fica a beira-mar construída em 1842, Fortaleza de São Lourenço ao melhor estilo barroco à base de pedra, cal e óleo de baleia e a Igreja Nossa Senhora da Piedade erguida em 1854 e reedificada em 1923 possui um belo santuário em estilo gótico.

As barracas constantemente servem pratos saborosos e petiscos à base de peixes fritos e frutos do mar temperados com aquele toque baiano irresistível. Também é possível degustar do tradicional acarajé daqueles mais arretados apimentados ou aqueles mais à moda do turista. Aproveite também para saborear refrescos e drinks com frutas da região como manga, cajá e umbu. Os restaurantes Águas Marinhas e Portal das Águas também são boas opções para apreciar a gastronomia regional.

Opções de hospedagem também não faltam no entorno, os mais indicados são o Club Med Itaparica, um resort dos mais antigos do estado situado em frente à praia com piscina, bar e balada toda noite e o Grande Hotel Sesc Itaparica situado em um casarão de 1950 com inúmeras opções de lazer e quartos modernos. Outras acomodações mais simples podem ser encontradas na Pousada Kirymuré e Tropicália.

Conheça também Salvador, a capital baiana

Veja a galeria de Fotos da Ilha de Itaparica

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site