Ilha de Boipeba

Publicidade

Translator / Tradutor

Destino intocado, deserto, afastado, selvagem e até secreto...Estas são as principais características da Ilha de Boipeba que, situada ao sul do litoral baiano e atrás da Ilha de Tinharé, é um dos atrativos mais bem preservados. Isso se deve não só às poucas visitas na alta e principalmente na baixa temporada, mas também ao esforço dos poucos nativos que ali vivem, em sua maior parte pescadores, que preservam com carinho as paisagens naturais do entorno. Essa preservação é tanta que inclusive é proibida até hoje o percurso de carros na ilha, apenas permite-se cavalos, barcos, tratores – que fazem a coleta do lixo - e a opção de caminhar a pé (principal meio de locomoção de quem mora ali).

Alguns turistas mais animados se aventuram em realizar caminhadas desde 10 minutos até a praia Tassimirim, vizinha de Boca da Barra, até aquelas mais demoradas de uma, duas e até quatro horas de caminhada até praias mais selvagens como a Cueira, Moreré, Bainema, Ponta dos Castelhanos e Cova da Onça. Aliás, são estas mesmas praias que revelam coqueiros e amendoeiras, areias macias e brancas, águas cristalinas e calmas, pedras no entorno da encosta, recifes e piscinas naturais. Em algumas pode-se realizar deliciosos mergulhos profundos próximo à peixes e embarcações naufragadas presentes em Moreré e Ponta dos Castelhanos.

As belezas paisagísticas já se tornaram passeios recorrentes de franceses, ingleses, italianos, espanhóis e alemães que, desde então, retornam para apreciar o mar azul que se assemelha a paisagem caribenha. Atualmente turistas brasileiros descobriram a região, mas ainda é pouco visitada por ser pacata demais para o gosto generalizado dos brasileiros que procura agitação nas praias e intensa vida noturna. Aqui, preza-se por fugir do consumismo, baixar a adrenalina, valorizar a natureza em banhos refrescantes na água do mar ou do rio, passeios em canoas rústicas entra manguezais, mergulhos próximos à espécias marinhas, apreciar o pôr do sol e o céu cravejado de estrelas e retornar à pousada renovado ao final do dia.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site