Cruz das Almas

Publicidade

Translator / Tradutor

Cruz das Almas é a cidade do São João! Todos os anos, a região se prepara para receber a melhor festa de todas no mês de junho com direito a Guerra de Espadas, danças típicas ao som de forró, show pirotécnicos que fazem a alegria da criançada e queima de fogos de artifício na Praça do Senador Temístocles. A cidade inteira se corole com bandeiras e pessoas que transitam para lá e para cá com trajes típicos. O famoso Arraiá da Cultura Popular atrai turistas e moradores do entorno e traz atrações musicais que se apresentam em palcos no Parque Sumaúma e Praça Multiuso. Como não poderia faltar acontecem encenações de casórios na roça, quadrilhas e muita gastronomia de qualidade. Ao redor se encontram inúmeras barraquinhas servindo pamonha, curau, canjica, bolo de mandioca, bolo de fubá e licores para acompanhar.

O artesanato se destaca em Cruz das Almas e estão sempre expostos nas barracas em feiras livres. Na festa de São João os produtos das artesãs ganham espaço privilegiado em exposição no Arraial da Cultura Popular. Dentre os produtos se destacam quadros, cestas rústicas de jornal e palha, toalhas e roupas pintadas à mão, objetos em biscuit, calçados customizados e muitos outros.

Datada de 1897, a cidade começou a receber moradores das cidades vizinhas no século XVIII quando a região foi descoberta como fértil para o plantio de cana de açúcar. A partir de então foram construídos engenhos para expandir a produtividade e hoje este é a principal fonte de renda da cidade. O nome do município remete a um grande cruzeiro que ficava em uma encruzilhada e recebia devotos que faziam preces.

Veja também dicas de Salvador

Dicas Recentes do Blog sobre Cruz das Almas

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site