Arembepe

Publicidade

Translator / Tradutor

A rústica aldeia hippie, próximo à capital, fica no distrito de Camaçari. Fica na região privilegiada da Costa dos Coqueiros em que as praias são famosas no mundo todo pelas belezas que resguardam e a preservação que permanece constante. E foi isso que atraiu uma grande quantidade de hippies nos anos 60, quando um movimento iniciado ao redor do mundo se instalou no Brasil, especificamente em Arembepe. Nesse período, a vila teve o seu auge, recebendo visitas influentes como a cantora Janis Joplin, o cineasta Roman Polanski, o escritor Paulo Coelho, o cantor Mick Jagger, Raul Seixas, Tim Maia e os Novos Baianos que se encantaram com a harmonia da natureza.

Um pouco diferente desse passado, a cidade está mais tranquila, com menos visitas ilustres e algumas poucas visitas de curiosos, desbravadores e surfistas. Algumas pousadas e hotéis foram construídas no entorno com o objetivo de atender a uma pequena demanda de visitantes, assim como os poucos bares e restaurantes erguidos no entorno. A baixa infraestrutura até mesmo nos dias atuais se explica pela necessidade e a preocupação que os nativos tem em manter a paisagem preservada. Hoje, são cerca de 40 cabanas onde vivem 80 moradores como se estivessem ainda na década de 60.

Um passeio pelas casinhas é imprescindível, assim como no centro de artesanato, onde alguns hippies marcam presença com objetos, roupas e acessórios elaborados artesanalmente com propriedades da natureza como matérias-primas. Vale também o passeio de canoa no Rio Capivara que leva a algumas trilhas interessantes do outro lado do rio e permite banhos na água relaxante. Lembre-se de conhecer a base do Projeto Tamar ali alocada, com criadouro de ovos de tartaruga que ao nascer são soltos no límpido mar azul.

O legado hippie do local se mantém aceso em noites de lua cheia, quando festas nas praias e luaus acontecem para exaltar o movimento. Em janeiro a festa dura três dias e reúne grupos culturais que realizam apresentações de shows em memória do Festival Woodstock, um movimento de contra-cultura da época. O evento é também uma oportunidade de arrecadar livros e alimentos para a comunidade carente.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site