Manaus

Publicidade

Translator / Tradutor

Quem nunca se imaginou dando uma volta na maior floresta tropical do mundo? Esse destino exótico é frequentemente visitado por turistas brasileiros e estrangeiros. Isso porque nada mais divertido o que atravessar o rio Amazonas de canoa e encontrar macacos, jacarés e cobras na floresta adentro. Além da vivência em meio à natureza, Manaus ainda oferece intensa vida noturna.

Manaus é ponto de partida para passeios interessantes em meio à Amazônia. Um roteiro obrigatório que os turistas devem fazer é o tradicional passeio de barco para apreciar o encontro do Rio Negro com Solimões, assim como é visto nos documentários da tv. A visão é impressionante, uma vez que os rios correm lado a lado por seis quilômetros sem se misturarem até que, finalmente, a água lamacenta se mistura com ade coloração escura. Aventureiros podem ainda realizar trekking em plena mata, visitar aldeias indígenas para imergir na cultura local ou observar as diferentes espécies de plantas, répteis e aves que se espalham pela região.

Além da paisagem natural que envolve toda Manaus, ela também é uma cidade urbanística com inúmeros museus e construções históricas que relembram os prósperos tempos do Ciclo da Borracha. Os palácios clássicos com arquitetura em art noveau encontram-se, em sua maior parte no centro. Lembre-se de visitar o Teatro Amazonas, Palacete Provincial, Palácio Rio Negro, Seringal Vila Paraíso, Palácio da Justiça, Mercado Municipal, Zoológico, Museu da Amazônia, Museu do Índio, Central de Artesanato, dentre outros pontos. Aproveite também para se refrescar na praia Ponta Negra, onde estão prédios, calçadões ideais para caminhadas, praças com quadras de esportes, bares e muita gente animada.

Manaus é conhecida por sua variedade de peixes como o tucunaré, pirarucu e tambaqui deliciosamente temperados com gengibre, jambu e cupuaçu. As comidas regionais são encontradas em Ponta Negra, próximo ao Teatro Amazonas e nos bairros Centro e Adrianópolis. Os típicos tacacá e sanduíche de tucumã são obrigatórios para qualquer visitante mergulhar na gastronomia manauara e são facilmente encontrados em quaisquer lanchonetes.

A melhor época para se aproveitar ao máximo as cachoeiras, praias e igarapés é em agosto, quando está calor e as águas estão abundantes. Em setembro a temperatura pode chegar facilmente aos 40°. De dezembro a maio as chuvas são constantes e as florestas inundadas impossibilitam passeios. Se quiser apreciar a ópera vá em maio para curtir o Festival de Ópera no Teatro Amazonas. Agora, se preferir algo mais tradicional vá em outubro na Festa do Boi de Manaus no Centro de Convenções.

Veja também o folclore de Parintins.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site