Penedo

Publicidade

Translator / Tradutor

Penedo constitui-se como uma cidade antiga, do século 16, situada as margens do Rio São Francisco e com traços históricos inegáveis até hoje. As importantes construções possuem valores religiosos que atraem muitos devotos até a cidadezinha de 60 mil habitantes. A cidade, constituída a partir de uma formação rochosa, é considerada historicamente como o primeiro povoado do estado de Alagoas.

Bastam apenas umas voltas a pé pelas ruelas de Penedo para se sentir no período colonial. Em seu famoso centro histórico, encontram-se museus e igrejas dos séculos 17 e 18. A tradição e influência dos colonizadores holandeses, portugueses e missionários franciscanos podem ser observadas através da arquitetura tipicamente barroca nas igrejas da cidade. A cidade é tão histórica que Dom Pedro II chegou a visitá-la em 1889, ficando hospedado na casa de um comendador. Hoje o local deu lugar ao Museu do Paço Imperial. No passeio ao passado separe um mapa da cidade para se manter na rota certa, pois apesar de pequena, a cidade não é muito bem sinalizada.

Dentre os atrativos estão o já citado Museu do Paço Imperial; a Igreja Nossa Senhora da Corrente, datada de 1765 e pertencente a uma família portuguesa abolicionista que protegia escravos fugitivos. Quanto à arquitetura destacam-se o azulejo policromado e retábulo no estilo rococó folheado a ouro. Visite também o Convento Franciscano e Igreja Santa Maria dos Anjos, no local que foi construído em 1660, fica ainda a Casa São Francisco e o Museu de Arte Sacra; a Igreja São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos, datada de 1758, abriga pedrarias em sua fachada e altar-mor de estilo século 19; Catedral Diocesana de 1690; prédio da Prefeitura; a Casa da Aposentadoria de 1782 e, por último, o Oratório dos Condenados de 1769, lugar carregado de dor onde os condenados à forca passavam à noite antes da execução em praça pública. Outros lugares que podem valer a pena para os fãs de história da escravatura é a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e Casa do Penedo, locais onde um enorme acervo de documentos recontam a história da escravatura.

Outras dicas de passeios são o Mercado Público da cidade, o Theatro Sete de Setembro de 1884 e o prédio da Associação Comercial de estilo neoclássico. Um dos passeios mais procurados pelos turistas que desembarcam em Penedo é o percurso em um barquinho rústico pela foz do Rio São Francisco, carinhosamente chamada de Velho Chico pelos nativos. O passeio dura cerca de 45 minutos e a bela vista que se vê dali é a junção do rio com o mar e a formação de dunas. O percurso também pode ser feito de bugue pela Praia do Peba em uma área de preservação ambiental.

Após o passeio repleto de ensinamentos, nada melhor do que se alimentar bem. Para isso, dirija-se aos deliciosos restaurantes com comida caprichada que ficam próximos ao cais do porto e no Forte da Rocheira, na beira do rio e com um pôr do sol de tirar o fôlego.

Veja a galeria de Fotos de Penedo

Dicas Recentes do Blog sobre Penedo

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site